CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 14 de abril de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Nascido em Rio Verde-MS e radicado em Cáceres, Mariano Leal lançou em 2021, Livro que trazia os 20 anos da sua história peregrina.

 


A atividade física de várias maneiras preenche o dia a dia das pessoas e assegura comprovadamente uma melhor condição de vida das mesmas. Assim que a reportagem buscou nesta oportunidade revelar a intensa atividade vivida pelo aposentado da Secretaria de Administração de Mato Grosso, Mariano Leal de Paula, que na caminhada de longas distância ele se tornou um peregrino da paz em suas andanças por várias partes principalmente do mundo.

MARIANO LEAL DE PAULA

Natural de: Rio Verde/MS
Data Nascimento: 19/02/1955
Pai: Mariano Francisco de Paula
Mãe: Joanita Leal de Paula
Esposa: Joana d'Arc Teixeira Leal de Paula
Filho: Orienth Leal de Paula
Profissão: Economista e Servidor Público Estadual (aposentado)

 
O homenageado da semana: Mariano Leal - Foto: Wilson Kishi

"Mariano, nasceu em Rio Verde de Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul. É peregrino apaixonado por caminhos e caminhadas, se considera um cacerense de rio abaixo e rio acima, de coração e alma pela sua eterna Princesinha do Paraguai, a linda Cáceres, para onde mudou-se bem criança, cidade raiz de toda a sua família materna e paterna".

O breve resumo faz parte de uma das orelhas do seu livro, (Com passos e abraços peregrinos) que foi lançado na última sexta-feira, 8, com a renda da venda sendo destinada integralmente à Apae de Cáceres.

Mariano Leal, revela que começou essa vida peregrina, em caminhadas de longas distâncias a partir de janeiro de 2003, nos 420 km, do Caminho da Fé, de Tambaú-SP ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida/SP. Foram 15 dias com hospedagem em pousadas simples dentro das cidades e algumas residências dos moradores.

Caminho João Luiz Pozzobon - Rio Grande do Sul
Foto: Mariano Leal de Paula

Após estrear pelos caminhos da vida, Mariano não parou mais, e, ele tem uma explicação para continuar sempre disposto e motivado para ir vencendo os quilômetros que vão se apresentando e o desafiando.

“O que me levou talvez tenha alguma relação com a minha rotina diária de criança caminhando pelas ruas de Cáceres, já na luta para ajudar a minha família quer, vendendo doces, pães, picolés e até mesmo como um bom engraxate”, revela.

“Nos caminhos – prossegue – veio o amadurecimento dessa busca incessante que temos pela paz, fé e conhecimentos para se tornar uma pessoa melhor. Muito embora já temos tantos conceitos enraizados e cabe a cada um ir lapidando”, filosofa o peregrino.

Sítio arqueológico da São Miguel das Missões - Rio Grande do Sul
Foto: Mariano Leal de Paula


O livro...

Com Passos e Abraços Peregrinos, momentos e aprendizados nos caminhos, é o livro que Mariano Leal brinda familiares e amigos, principalmente aqueles que ganhou ao longo desses anos de peregrinação. A princípio, segundo ele, não tinha intenção alguma em escrever, mas, eis que de repente, a obra surgiu.

“Nunca tive a pretensão ou um objetivo em publicar um livro.  Sempre ao finalizar um caminho percorrido, embora o caminho nunca acaba, por gostar de escrever ao meu jeito, faço pequenos relatos aos amigos através das redes sociais. E os bons amigos, sempre vieram com pedidos/cobranças para que fizesse isso. E até ousei em dizer na minha apresentação tratar-se de um “pretenso livro”.

Caminho da Paz - Bahia
Foto: Mariano Leal de Paula

Ele continua a explicar e tenta justificar a obra: “Não fiz qualquer programação, planejamento, projeto ou patrocínio para esse livro.  No começo deste ano fiz várias postagens de pequenos textos que eu chamei de contrapontos e momentos que acabaram na verdade sendo aprendizados, e mesmo na estória que acaba em história vira um aprendizado”.

Foi assim, que segundo ele, saiu de uma forma espontânea e rápida a partir do mês de junho.

Ele explica também o porquê da escolha ter recaído sobre a Apae de Cáceres: “quando tomei a decisão de publicar, de pronto entendi que teria que ser transformado num propósito, na mente vieram quatro instituições, a Apae e outras de fora que eu já acompanho.  Acabei decidindo por focar apenas na entidade desta cidade, por ser Cáceres a portadora de toda história e fazer parte da minha vida”.

Os passos de Anchieta - Espírito Santo
Foto: Mariano Leal de Paula

Gratidão

Feliz e contente com o significativo momento que passa a marcar grandemente a sua vida, Mariano Leal reflete que, mais do que caminhar, “precisamos estar atentos com o nosso próximo e esse “propósito” é toda minha gratidão a Deus, minha família, amigos e os caminhos que me oportunizaram essas singelas histórias. 

“Com Passos e Abraços Peregrinos!”.

Caminho Lagunar - Alagoas
Foto: Mariano Leal de Paula


Pelo mundo afora

Nos anos de estrada, este cacerense tem inúmeras e marcantes emoções. As andanças pelo mundo afora, todas custeadas pelo próprio bolso, sendo ele mesmo o seu patrocinador, algumas poucas vezes tem a companhia da mulher Joana Darc. Mas, na maioria das vezes, os companheiros peregrinos vão surgindo e o leque de amizades vai só ampliando. Ele cita as incursões internacionais até aqui vencidas.

As rotas do Caminho de Santiago, começando pelo Caminho Francês, posteriormente Caminho Inglês, Caminho do Norte, Caminho Primitivo, Caminho Lebaniego todos em território da Espanha.

Este roteiro teve a duração de 33 dias e um percurso de 800 km, é, para Leal, um dos caminhos mais longo desde que ele está no trecho.

Caminho da Luz - Minas Gerais
Foto: Mariano Leal de Paula

Caminho de Le Puy e Caminho do Piemonte, em território Francês; Caminho Português - Central, do Porto a Santiago de Compostela; Caminho de São Francisco de Assis, de La Verna, na Toscana, atravessando a região da Umbria pela cidade de Assis até chegar a Poggio Bustone; e o trecho final na Itália da Via Francigena, de Bolsena a Roma.

Durante todos esses anos de caminhada, Mariano carrega consigo bolhas nos pés e inúmeros ensinamentos adquiridos em cada viagem peregrina.

Sua linda e marcante história de superação o leitor poderá encontrar nos 54 textos peregrinos da personagem principal do livro, a exemplo dos caminhos brasileiros: Caminho da Fé, Caminho da Paz, Caminho de João Luiz Pozzobom, Caminho das Missões, os passos de Anchieta entre outros.

Na Oração Caminhos do Brasil, Mariano deixa a mensagem: “Acredito que cada contraponto, cada momento relatado, às vezes saindo de uma simples estória acabou se transformando numa história que no fundo serviu para o meu aprendizado, e quem sabe nessa simplicidade que foi colocada para o interessado ou interessada que adquirir o meu pretenso livro”. Finaliza.

Catedral de Santiago de Campostela - Espanha
Foto: Mariano Leal de Paula

Lançamento

Na noite da última sexta-feira, 8, na sede da Apae de Cáceres, o autor recebeu familiares, amigos, pais dos assistidos pela entidade, oportunidade que autografou exemplares da rica obra que traz as andanças peregrina deste ilustre cacerense.


Capa do Livro: "Com passos e abraços peregrinos", momentos e aprendizados nos caminhos

Coube aos religiosos Padre Jair Fante e Irmã Leila da Silva Leal, procederem as orações de bênçãos na ocasião, com lindas palavras de exaltação à fé e a esperança. Principalmente ao desapego de Mariano com o atual mundo capitalista onde a maioria visa obter lucros, mas o autor demonstra o amor do peregrino em relação aos menos favorecidos, haja vista que toda a renda obtida com a venda dos exemplares será revertida totalmente para a Apae.

Por sua vez, o presidente da entidade beneficiada, empresário Cláudio Oliveira, aproveitou para revelar que nos dias atuais o órgão de assistência aos excepcionais está totalmente livre de qualquer trâmite burocrático no que se refere ao recolhimento de taxas e impostos, apta assim para celebrar convênios que garantam sua sobrevivência de atuação no cenário local.

Na oportunidade foi inaugurado o auditório onde o evento foi realizado. Salão refrigerado que passará a ser mais um bem em prol dos trabalhos e serviços assistenciais da Apae Cáceres.

O presidente Cláudio disponibilizou aos interessados, carnês de contribuição que visa a obtenção de arrecadação para a manutenção da entidade.

Fachada da sede da APAE de Cáceres
Noite de autógrafos do livro "Com passos e abraços peregrinos", de pé: Irmã Leila Cardoso, Júlio Maciel e o jornalista Toninho Costa
Foto: Wilson Kishi


zakinews 
sexta-feira, 14 de abril de 2023

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/