CIDADES
INTERNACIONAL
domingo, 9 de abril de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Após onda de violência, 290 escolas serão monitoradas em tempo real em MS

 


Após onda de violência em escolas de várias partes do País, incluindo a morte de quatro crianças em uma creche de Blumenau, Santa Catarina, e casos de ameaças de massacre em colégios de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado elaborou um plano de segurança para controlar a violência e evitar tragédias nas unidades escolares. Ainda este mês, chegará a 290 o número de escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) monitoradas em tempo real por meio de câmeras e sistema eletrônico de vigilância.
O plano foi criado pelo governador Eduardo Riedel, junto à SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul) e Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública), e será apresentado na próxima semana. O governador não descarta a possibilidade de usar policiais da reserva nas unidades escolares.
Entre as ações já desenvolvidas está o atendimento por meio do Nuppae (Núcleo de Pesquisa e Prevenção de Acidentes nas Escolas), que atua em 22 escolas de seis municípios. O programa foi iniciado em maio de 2022, com orientações, treinamentos, formações e palestras nas unidades, envolvendo mais de mil profissionais.
O trabalho no Nuppae é realizado em parceria com o CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de MS) e passa pela orientação e treinamento das equipes escolares para o correto uso dos itens voltados para combate a incêndios, bem como para a evacuação das unidades quando necessário. A atuação também engloba resposta efetiva em situações que envolvam a entrada de pessoas estranhas no ambiente escolar e ocorrências que possam resultar em risco para estudantes e servidores.
Ações voltadas a manter a segurança nas unidades da REE e garantir proteção à comunidade escolar de Mato Grosso do Sul já estão em efetivo funcionamento. Ainda este mês, chegará a 290 o número de escolas da REE monitoradas em tempo real por meio de câmeras e sistema eletrônico de vigilância.
Cada escola que já faz parte do monitoramento tem de duas a oito câmeras, de acordo com o tamanho da unidade. No local, ainda há o controle de acesso (fechadura eletrônica) e sistema de alarme. O diretor de cada unidade tem acesso às suas imagens e pode acionar a Central pelo aplicativo. A maior parte das ocorrências são pedidos de manutenção e os principais problemas envolvem furtos e casos de vandalismo.
Além disso, a Polícia Militar mantém o programa “Escola Segura, Família Forte”, que atende 128 escolas da REE e da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande.
A onda de violência nas escolas chama atenção nas últimas semanas, incluindo casos de violência registrados em Mato Grosso do Sul, onde nesta quarta-feira (5) a polícia foi chamada diante de uma denúncia de massacre em Campo Grande. Em uma creche de Blumenau, Santa Catarina, quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas também nesta quarta. No dia 27 de março, uma professora foi morta por um estudante em uma escola estadual de São Paulo.
Além disso, ainda nesta semana, duas alunas da Rede Estadual de Ensino trocaram tapas e socos no horário de saída da aula, por volta das 11h da manhã de segunda-feira (3). A briga aconteceu em frente à Escola Estadual José Antônio Pereira, que funciona temporariamente na região central de Campo Grande.
domingo, 9 de abril de 2023

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/