CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 10 de março de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Rio Verde-MS: Com apoio do Sebrae, sítio em Rio Verde investe no turismo e se consolida como atrativo em MS

 


Há mais de dez anos, quando adquiriu o Sítio Passarim, Antônio Roberto de Arruda viu na extensa área em Rio Verde de Mato Grosso a oportunidade de investir no turismo, transformando o espaço no campo em um ambiente de descanso e lazer. E assim, em meados de 2012, o empresário convidou o filho Rafael Antunes de Arruda para juntos ingressarem nessa empreitada. Eles apostaram na construção rústica e nas belezas naturais do lugar para atender o público que busca essa experiência rica proporcionada pelo ecoturismo. Hoje, o negócio é reconhecido como um atrativo de destaque no setor turístico do Estado e se consolidou com o apoio do Sebrae/MS.

Por meio de consultorias e capacitações, muitas levadas para o município por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Verde de Mato Grosso desde 2021, pai e filho adquiriram conhecimento para melhorar ainda mais o negócio. Foi com muito trabalho que a família conseguiu se destacar no ramo. Antônio relembra que quando chegou na propriedade tudo era apenas “braquiarão seco”. Foi ele quem iniciou o plantio de árvores e, ao longo do tempo, percebeu o interesse do público em conhecer o local. Foi aí que pensou em arrumar o espaço para receber turistas.

Ao iniciar a construção da estrutura para atender o camping, como banheiros e cozinha para os hóspedes, os empreendedores viram que o valor estipulado para as obras superou o orçamento e buscaram uma alternativa mais viável financeiramente. A partir daí surgiu a ideia de investir na bioconstrução, uma técnica que utiliza materiais de baixo impacto ambiental, criando sistemas alternativos de tratamento de resíduos e consumo de água e energia. Decisão que hoje reflete no negócio como um atrativo de destaque. “Fizemos um domo de tijolo de adobe e aqui, no fundo, você vê uma casa de pau a pique. Os quartos redondos, lindos, feitos todos rústicos, trabalhados com a mão”, disse Antônio.

Rafael Antunes ressalta que hoje, além de propiciar aos hóspedes uma experiência completamente diferente por disponibilizar prédios sustentáveis, o espaço também oferece cursos de bioconstrução para os interessados. No local, há outros atrativos que ficam à disposição do público. “Tem a nossa beira de rio que, não é porque a gente é proprietário, mas é fantástica. A gente tem esse contato com a natureza, os passarinhos, e a gente acabou também virando um hotspot de birdwatching”, destacou.

Ao estruturar o local, os proprietários começaram a receber grandes grupos de pessoas e, por isso, buscaram os cursos do Sebrae/MS como uma forma de ampliar o atendimento e investir no turismo rural. “Recebemos uma consultora focada nesse segmento que passou uma semana aqui com a gente, conversou bastante e veio com um plano de ação que estamos seguindo firme, melhorando o nosso receptivo. Agora vamos melhorar os nossos banheiros no camping e a nossa entrada, tudo focado no planejamento”, salientou Rafael.

Antônio revela que um dos segredos para alavancar a empresa é, justamente, buscar a qualificação. De olho no aprimoramento, ele já participou de vários cursos. “Aqui sou um aluno do Sebrae, eu já fiz vários cursos, então acho que é fundamental a gente estudar para não fazer as coisas de qualquer jeito. Temos que analisar o custo-benefício, ter controle do fluxo de caixa, da quantidade de hóspedes, enfim, de tudo. E a importância disso eu aprendi com o Sebrae”, concluiu o empreendedor.

Cidade Empreendedora

sexta-feira, 10 de março de 2023

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/