CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 3 de março de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Esse ano tem eleição para Conselheiro Tutelar.

 



Neste ano de 2023, haverá as Eleições Unificadas para a escolha dos novos Conselheiros Tutelares em Rio Verde de Mato Grosso e em todas as cidades do país.

As eleições são realizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio de uma Comissão Especial Eleitoral, sendo o Ministério Público Estadual o órgão legitimado para fazer a fiscalização.

O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que é requisito para o cargo, dentre outros, a idoneidade moral. Ainda, veda ao candidato doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive brindes de pequeno valor.

A legislação municipal poderá também fixar regras locais. O candidato que infringir algum dispositivo legal poderá ter a sua candidatura impugnada ou ser impedido de tomar posse.

Todos que estiverem com a situação eleitoral regular poderão votar, apresentando o título de eleitor e um documento oficial com foto que comprove sua identidade. 

Apesar de o voto não ser obrigatório, é de grande importância a participação popular na escolha dos Conselheiros Tutelares, pois exercem função de enorme relevância na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Ainda que os conselheiros tutelares enfrentem vários gargalos, como baixa remuneração e precariedade na manutenção dos órgãos para exercício pleno do trabalho, o prestígio de quem está próximo da comunidade em defesa da criança e do adolescente acaba atraindo outros interesses.

Não há problema em usar o desempenho enquanto conselheiro como trampolim para cargos políticos, desde que seja em benefício da população vulnerável.

Assim, pessoas que não têm tanta dedicação na defesa da criança acabam se candidatando ao cargo com outro fim e negligenciando a função. É o que apontam especialistas políticos, que dizem que não há problemas desde que o candidato trabalhe em pról dos direitos da criança e juventude.


sexta-feira, 3 de março de 2023

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/