CIDADES
INTERNACIONAL
domingo, 29 de janeiro de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Chile será o primeiro país a estabelecer relações comerciais em MS

 


O Chile será o primeiro país a estabelecer relações comerciais em Mato Grosso do Sul. Para isso, vão inaugurar um escritório comercial durante a Expogrande, com o intuito de aumentar as negociações entre os dois países e de olho nos resultados da Rota Bioceânica. a última quinta-feira (26), uma delegação de autoridades e empresários da região de Tarapacá, Norte do Chile, esteve em Campo Grande para tratar sobre o assunto, junto ao vice-governador José Carlos Barbosa; o secretário Jaime Verruck e o secretário-adjunto Ademar da Silva Junior, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação), o ministro João Carlos Parkinson de Castro, das Relações Exteriores do Brasil, além de empresários brasileiros. Eles também se reuniram com a equipe da Prefeitura de Campo Grande.

Os chilenos querem fazer do Porto de Iquique a porta de saída dos produtos locais para o mercado asiático. Parkinson acredita que até maio o escritório já esteja em funcionamento.

Segundo o gerente geral do Porto, Don Rubén Castro Hurtado, o fato de Iquique ser Área de Livre Comércio, facilita toda tramitação comercial tanto para exportação como para importação, além da capacidade operacional e a possibilidade de ampliação.

O grupo busca alinhar um Termo de Acordo de Cooperação com Mato Grosso do Sul. A minuta será redigida e submetida às autoridades do Estado e do Chile para que se chegue a um consenso.

Outros assuntos – A carne e a celulose são outros produtos sul-mato-grossenses que estão na pauta do comércio com a Ásia. As fábricas de celulose, da Suzano, em Ribas do Rio Pardo; e da Arauco, em Inocência, vão ajudar Mato Grosso do Sul à chegar no topo mundial da exportação do produto.

“A China comprou 60% de toda nossa exportação no ano passado. Temos como ampliar esse comércio e buscar outros parceiros, como a Índia e até o Japão”, apontou o secretário Jaime Verruck.

domingo, 29 de janeiro de 2023

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/