CIDADES
INTERNACIONAL
segunda-feira, 17 de outubro de 2022
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Médica ginecologista fala sobre riscos de não se tocar

 


Outubro é o mês marcado pela campanha de prevenção, conscientização e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. A orientação é que mulheres façam o auto toque nas mamas e também que procurem as unidades de saúde para realização do exame de diagnóstico da doença.

 
Mas, mesmo sendo um assunto tão sério, porque a taxa de procura pelo exame de diagnóstico tem caído na região centro-oeste? Após a pandemia, a procura por exames de diagnóstico diminuiu 41%, comparando 2021 com 2019 e 2020.
 
A Dra. Nathália Pires, ginecologista endócrina, aborda o assunto em suas redes sociais, devido à importância das mulheres entenderem a historicidade das mamas, para então perceberem a importância de se tocar.
 
“Nós sabemos que estilo de vida, genética e outros fatores influenciam diretamente na prevenção das doenças. Mas, o autocuidado e auto toque conseguem possibilitar diagnóstico precoce, dando tempo de tratamento e cura.”, afirma a Dra.
 
 “Além do auto toque para entender se tem algo incomum no corpo, é essencial que a mulher busque auxílio através dos exames de preventivo e mamografia, pois somente eles são de fato eficazes nesta investigação. É possível ter acesso a esses exames pelo SUS no Hospital de Amor e no Hospital de Câncer Alfredo Abraão”, diz Dra. Nathália Pires.
 
Durante o mês de outubro, existem campanhas que promovem exames em vários lugares gratuitamente. Mas, durante todo o ano é possível ter acesso a esse recurso nos dois lugares citados pela ginecologista:
 
Hospital de Amor, na Av. Ver. Thirson de Almeida, 3103 - Aero Rancho
 
Hospital de Câncer Alfredo Abraão, na Rua Marechal Rondon, 1053 - Centro
 
Além disso, você pode procurar a UBS mais próxima para ter informações de como fazer pelo SUS também. O câncer de mama e colo do útero tem cura, quando tratado precocemente.
Topmidianews
segunda-feira, 17 de outubro de 2022

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/