CIDADES
INTERNACIONAL
sábado, 8 de maio de 2021
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Campo-grandenses relatam reações adversas da Astrazeneca, mas estudos apontam segurança

 

Crédito: Wesley Ortiz

A vacinação contra a covid-19 é uma realidade em Campo Grande, que, inclusive, já bateu recorde de imunizados em um dia. E, por conta disso, muitos campo-grandenses estão relatando reações adversas após tomar o imunizante.

Confira alguns relatos publicados no Facebook: “Tomei a vacina Astrazeneca no sábado, dia 01 de maio, às 13h. Quando anoiteceu, tive mal estar e calafrios, febre e domingo de cama o dia inteiro”, disse um usuário da rede. 

Na postagem, diversos amigos aproveitaram para relatar que estavam sentindo febre, calafrios e outros incômodos não esperados.

“Eu tive bastante febre e dor de cabeça logo no primeiro dia. A minha mãe teve muita reação também. Mas dizem que é coisa boa, sinal de que a vacina está agindo no corpo! Só tomar um medicamento e descansar”, postou outra internauta. 

E é exatamente isso, segundo os médicos, não é preciso entrar em pânico. Os efeitos colaterais podem ser a prova de que seu sistema imunológico está funcionando como deveria, mesmo que vacinas sejam muito eficazes mesmo sem efeitos colaterais.

Em entrevista recente a CNN, o médico Peter Hotez, especialista em vacinologia e reitor da Escola de Medicina Tropical da Baylor College of Medicine, falou mais sobre o assunto.

 "O que temos visto são dor no braço, dores no corpo, às vezes fadiga e até febre baixa", disse. 

Segundo ele, cada pessoa é diferente. Assim, a mesma vacina pode fazer com que uma pessoa fique doente por um dia, e outra se sinta totalmente bem.

"Não são efeitos colaterais graves. Porém, eles podem ser incômodos e às vezes durar por um ou dois dias, mas normalmente duram apenas algumas horas".

A mesma opinião tem a imunologista da Universidade de São Paulo (USP), Anna Cláudia Castelo Branco. 

“Todos os medicamentos têm efeitos adversos. A vacina induz uma resposta imunológica que, dependendo da pessoa, pode gerar algum desconforto. Mas isso é esperado. Inclusive pode ser um indício de que o sistema imunológico está se preparando para te proteger”, explica.

Vacinas são seguras

Todas as vacinas aprovadas passaram por testes que comprovaram a sua segurança.

A SES (Secretaria do Estado de Saúde) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) foram questionadas sobre  quais orientações os pacientes vacinados devem seguir. 

Em nota, a Sesau destacou que reações à vacina, como febre baixa, dores de cabeça e dores musculares são esperadas após a aplicação da dose.

Contudo, o esperado é que durem entre dois e três dias, desta forma, se os sintomas se agravarem ou perdurarem por mais tempo, a Sesau recomenda buscar atendimento médico.

O serviço de teleatendimento também está disponível para mais dúvidas sobre estes efeitos que possam surgir por parte da população, é só entrar em contato pelo telefone 2020-2170.

Já a SES não se manifestou. 

Topmidianews

sábado, 8 de maio de 2021

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/