CIDADES
INTERNACIONAL
domingo, 25 de outubro de 2020
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Saiba tudo sobre o Gripen, caça da FAB que fez voo de estreia em Brasília




 SÃO PAULO

O novo caça da FAB (Força Aérea Brasileira), o Gripen, fez seu voo de estreia sobre Brasília nesta sexta-feira (23), Dia do Aviador.

O novo modelo irá substituir, até 2026 o venerando caça americano F-5, em operação desde os anos 1970, e o avião de ataque AMX. O Gripen, chamado de F-39 no Brasil, tem a matrícula FAB4100 e voou em agosto de 2019. Chegou ao país de navio em setembro.

Voo de teste do caça Gripen
Voo de teste do caça Gripen - João Paulo Moralez/Saab/Divulgação

A exibição em Brasília é um marco na longa novela de aquisição de novas aeronaves de combate, e tem um significado particular para a fabricante do caça, a sueca Saab (pronuncia-se "soób").

Segundo o chefe da divisão de Aeronáutica da empresa, Jonas Hejlm, a instalação de uma linha de produção do Gripen no Brasil virou um trunfo na hora de oferecer o caça a outros países.

A expectativa é a de que 15 dos 36 caças escolhidos em 2013 e comprados em 2014 por 39,3 bilhões de coroas suecas (cerca de R$ 25 bilhões se fossem desembolsadas nesta quinta, 22) sejam montados na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

"Sem dúvida", afirmou Hejlm. Neste momento a Saab disputa concorrências no Canadá (88 aviões) e na Finlândia (64 unidades), que estão em estágios diferentes. Além disso, está de olho na reabertura da licitação colombiana para renovação da frota de aviões de combate.

"Estamos tendo um grande apoio das autoridades brasileiras", afirmou por videoconferência, em relação ao país vizinho. Apesar do grande alinhamento de Bogotá com Washington, o que dá favoritismo a modelos americanos como o F-16, uma linha de produção sul-americana é um ativo atrativo.

domingo, 25 de outubro de 2020

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/