CIDADES
INTERNACIONAL
terça-feira, 23 de maio de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Lançamento traz livros com memórias e personagens pantaneiros para crianças



Corumbá será palco de três lançamentos literários: ‘Histórias da Vovó Lela - Contos Pantaneiros’, de Cristiane de Oliveira Silva; ‘O Vapor Fernandão: Navio Fernandes Viana’, de Moacir Lacerda e Mara Calvis; e ‘A Águia Solidária’, de Cilene Queiroz. O lançamento será na próxima sexta-feira (26). As três obras são voltadas para o público infantojuvenil e têm em comum a temática da natureza em suas páginas. Em ‘Histórias da Vovó Lela - Contos Pantaneiros’, a escritora Cristiane de Oliveira Silva traz contos e causos de uma avó que é uma profunda conhecedora do Pantanal, apresentando seres místicos que vivem nas matas, contos indígenas e até histórias de assombração. Os enredos são muito bem humorados e envoltos em imaginações e afetos. Além disso, promovem uma reflexão sobre a importância da história oral e da preservação da memória.

Já ‘O Vapor Fernandão: Navio Fernandes Viana’ é uma parceria entre a escritora Mara Calvis e Moacir Lacerda, engenheiro e fundador de um dos grupos musicais mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, o Grupo Acaba, conhecido por “cantar as dores” do  Pantanal. Em uma linguagem lúdica, eles contam sobre o navio Fernandes Viana, o Fernandão. Na primeira metade do século XX, ele era o grande responsável por transportar passageiros e mercadorias que vinham de trem pela estrada de ferro Noroeste do Brasil, mas que só chegavam a Corumbá e Cuiabá pelo rio Paraguai. O livro traz histórias e memórias sobre esse gigante que deslizava para cima e para baixo as águas do Pantanal.

A terceira obra a ser lançada no dia 26 é ‘A Águia Solidária’, de Cilene Queiroz. O livro, por meio de elementos da natureza, traz ao debate temas sérios como bullying, racismo e anorexia. De forma lúdica, ele pode trazer discussões bastante frutíferas, sobretudo para o ambiente escolar.

O lançamento das obras acontece em três horários, 8, 15 e 19 horas, na Casa do Dr. Gabi - Espaço de Memória, importante ponto cultural de Corumbá. O evento contará com a presença das escritoras Mara Calvis e Cristiane de Oliveira Silva, que estarão disponíveis para conversas com os leitores e autógrafos. “Esperamos receber a população em geral, principalmente crianças e adolescentes em idade escolar para prestigiar a literatura sul-mato-grossense”, pontua Mara. Os livros levam a assinatura da V.I.D.A. Produções -  (Vamos Inovar Doando Amor), que tem mais de 13 anos de trajetória. À frente dela está a escritora Mara Calvis, que já publicou mais de 25 obras pela editora. Desde o ano passado, ela abriu as portas para todos os escritores que desejam concretizar o sonho de publicar sua obra.

‘Histórias da Vovó Lela - Contos Pantaneiros’, ‘O Vapor Fernandão: Navio Fernandes Viana’ e A Águia Solidária’, podem ser adquiridos durante o evento, no dia 26 de maio, em Corumbá, mas também pelo  site www.maisumsaber.com.br ou pelo telefone (67) 99227-5169.

O endereço do lançamento é Casa do Dr. Gabi - Espaço de Memória - R. Cuiabá, 1181 - Centro, Corumbá.

terça-feira, 23 de maio de 2023

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/