TRE nega recurso e Rafael Tavares segue como deputado cassado no MS
Tribunal Regional Eleitoral do MS não reconheceu o recurso do deputado estadual Rafael Tavares, do PRTB, em sessão na tarde desta terça-feira (17), em Campo Grande. Sendo assim, o parlamentar segue com o mandato cassado.
''Agora vamos para o TSE. Vou lutar até o fim'', disse Rafael ao TopMídiaNews. Ele comentou que já esperava por essa decisão e agora vai recorrer à instância superior da Justiça Eleitoral no País.
O partido de Tavares foi condenado por não aplicar a cota mínima de 30% de candidaturas femininas. Neste caso, a legenda teve todos os votos anulados, o que o levou à perda do mandato.
Antes do julgamento, Tavares disse ao site que iria mostrar falhas processuais e reforçar que não houve fraude no sistema de cotas das candidaturas.
Apesar da decisão contrária, Rafael segue no cargo, aguardando julgamento do TSE.
Processo
O União Brasil MS – comandado por Soraya Thronicke, denunciou o partido de Tavares, por irregularidades nas candidaturas femininas.
Ainda segundo a ação, apesar disso, o PRTB não as substituiu, fazendo com que o partido disputasse o pleito com apenas 27,3% de concorrentes mulheres, o que fere exigência da lei eleitoral, de no mínimo 30%.
Tavares teve 18.224 votos. Paulo Duarte recebeu apenas 16.663.
Pela manhã, entramos em contato com o advogado Rhiad Abdulahad, do União Brasil MS, mas não tivemos retorno.