CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 7 de abril de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Lula e Xi negociam declaração conjunta de apoio à paz na Ucrânia

 


Os governos do Brasil e da China negociam uma declaração conjunta, na qual vão defender uma saída negociada e pacífica para a guerra que já dura mais de um ano entre Rússia e Ucrânia. No Palácio do Planalto, o texto final ainda está em debate e os últimos acertos apenas deverão ser estabelecidos depois do encontro entre os presidentes Xi Jinping e Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 14 de abril em Pequim.

A declaração com todos os pontos da agenda bilateral já estava em um estágio adiantado de negociações, considerando que a viagem de Lula ocorreria há uma semana. Mas horas antes de embarcar, o brasileiro foi obrigado a adiar a visita por conta de uma pneumonia. O texto trará detalhes sobre mais de 20 acordos que serão assinados entre os dois países. O assunto é de tal sensibilidade que a negociação está ocorrendo pelo próprio Palácio do Planalto, com pouco envolvimento da embaixada do Brasil em Pequim.

A ideia é de que a declaração cite a necessidade de que canais de diálogo sejam estabelecidos, permitindo que facilitadores possam buscar saídas para a crise.

Lula vem defendendo a criação de uma espécie de grupo de contato, formado por países que não estão diretamente envolvidos na guerra. Mas o projeto tem recebido uma acolhida fria por parte de Europa e dos EUA.

Já os chineses rejeitam qualquer referência acusatória contra a Rússia, o que exigirá um malabarismo diplomático por parte do Brasil. Há poucas semanas, na Casa Branca, Lula assinou uma declaração ao lado de Joe Biden condenando a agressão russa contra a Ucrânia.

Para ex-negociadores brasileiros, os americanos "conseguiram o que queriam": um documento por escrito no qual Lula condena Moscou.

O governo dos EUA já deixou claro que apenas aceitaria um papel do Brasil como interlocutor no processo de diálogo se aceitar que a Russia violou a Carta das Nações Unidas, que é o único agressor e que a Ucrânia é a única vítima.

Nos dias seguintes ao encontro entre Biden e Lula, o governo brasileiro fez gestos a ambos os lados. O presidente brasileiro falou com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mas deixou claro que não há um acordo baseado em exigências unilaterais. Kiev insistiu em pedir o apoio de Lula ao seu projeto de paz, considerado como inaceitável por Moscou.

Na semana passada, foi a vez do assessor especial para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, se reunir no Kremlin com o presidente Vladimir Putin e confirmar a viagem do chanceler russo, Sergei Lavrov, ao Brasil no dia 17 de abril.

Também surpreendeu as potências ocidentais o voto do Brasil, no final de março, de apoio a uma resolução proposta pela Rússia no Conselho de Segurança da ONU. Apenas Brasília e Pequim seguiram a ideia do Kremlin de criar uma investigação internacional para examinar a explosão no gasoduto que abastece a Europa com energia russa, o Nord Stream.

Todos os demais governos no principal órgão das Nações Unidas optaram por uma abstenção. O projeto, assim, não foi aprovado.

Amorim também esteve na França, dias antes de Emmanuel Macron, presidente da França, viajar para Pequim.

A expectativa é ainda de que os chineses peçam um endosso de Lula ao seu plano de paz para a Rússia. Mas o projeto é contestado pelos americanos, que não aceitam um cessar-fogo enquanto tropas russas estiverem em território ucraniano.

O temor ainda da Casa Branca e dos europeus é de que, se uma saída for negociada pela China, Xi sairá da guerra como o protagonista de um acordo de paz e força no cenário internacional. Há poucas semanas, o líder chinês intermediou e selou um entendimento entre sauditas e iranianos, para a surpresa dos EUA.

sexta-feira, 7 de abril de 2023

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/