CIDADES
INTERNACIONAL
segunda-feira, 17 de abril de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Existe um tipo de hacker que se aproveita de bagunça e papéis para invadir

 


Sabe aquela papelada que você deixa espalhada sobre a sua mesa de trabalho ou aqueles post-its que supostamente contêm informações inofensivas? Eles são a deixa que um criminoso precisa para obter informações bem mais valiosas.

O hacker visual (visual hacking, em inglês) que tem como objetivo cometer um crime rouba informações usando a visão - e não necessariamente tem conhecimento sobre invadir computadores e celulares. É alguém especializado em bisbilhotar e usar essas informações para fazer vítimas A ação indevida costuma ocorrer quando:

o funcionário deixa documentos importantes na mesa de trabalho.

a pessoa não bloqueia a tela do computador nem mesmo se ela estiver exibindo dados sensíveis.

usa post-its/papéis de anotações em torno de um computador que fica visível para diferentes pessoas.

os criminosos podem ainda se aproveitar do uso de celular e notebook em locais públicos. Nada impede que alguém observe sua ação e sua digitação em um notebook ou smartphone, a fim de obter credenciais de acesso, por exemplo. Ou, ainda, tente visualizar as informações que aparecem na tela do dispositivo

Teste do infiltrado

Em 2016, o Instituto Ponemon, especializado em privacidade e segurança, fez uma experiência e tentou infiltrar uma pessoa em 46 empresas.

A meta desse "novo funcionário" era obter informações, observando e eventualmente tirando fotos da tela dos computadores de outros colaboradores, roubando papéis com informações sensíveis que eram deixados sobre as mesas e espiando documentos que saíam de impressoras.

Ele não tentaria se esconder dos demais trabalhadores da companhia.

Resultado: 91% das 157 tentativas de hacking visual foram um sucesso.

Por meio delas, foram obtidas 613 informações distintas, incluindo dados de acesso, informações financeiras e documentos confidenciais.

Em 68% das vezes, ninguém sequer percebeu a atividade ilícita.

Se o hacking visual pode fazer com que dados confidenciais de uma empresa sejam roubados, o mesmo vale para seus dados pessoais.

7 dicas para se proteger

Algumas atitudes diminuem a chance de o criminoso obter sucesso.

  1. Acabe com aquela bagunça sobre sua mesa e mantenha documentos importantes e sigilosos em um local seguro.
  2. Nunca deixe exposta sua senha de acesso ao equipamento e a serviços online - não é difícil encontrar adevisos com a combinação na borda do monitor do computador.
  3. O mesmo vale para deixar senhas anotadas em arquivos salvos no computador. O ideal, neste caso, é usar aplicativos que sejam cofres de senha, que armazenam a informação de forma criptografada.
  4. Caso o equipamento tenha mais de uma etapa de segurança (como leitor de digital ou reconhecimento facial), a orientação é ativar.
  5. Na hora de descartar papéis importantes, o ideal é picá-los antes de jogá-los na lixeira.
  6. Nunca deixe seu dispositivo desbloqueado enquanto estiver longe dele.
  7. Considere utilizar meios para evitar que pessoas enxerguem a tela do seu computador e celular. Já existem telas e películas anti-espiões.
  8. UOL
segunda-feira, 17 de abril de 2023

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/