CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Descarrilamento de trem nos EUA causa vazamento de produto químico e milhares são obrigados a sairem de suas casas

 


Um trem descarrilou perto da fronteira entre Ohio e Pensilvânia, nos Estados Unidos, no início deste mês causando um grande derramamento de cloreto de vinila seguido de um incêndio na região. 

As consequências deste fato ainda estão sendo sentidas. Famílias que moravam a até 1,6km do local da explosão foram retiradas de suas casas por precaução quanto a intoxicação pelo gás gerado na queima do produto

Cerca de 50 vagões, incluindo 10 transportando o cloreto, descarrilaram em um acidente violento em 3 de fevereiro em East Palestine, Ohio.

O cloreto de vinila foi posteriormente liberado no ar por cinco desses carros antes que as equipes dos bombeiros conseguissem lidar com os produtos químicos tóxicos e altamente inflamáveis em um ambiente controlado, criando uma nuvem escura de fumaça. 

Moradores de bairros próximos em Ohio e Pensilvânia foram evacuados por causa dos riscos à saúde causados pela fumaça, mas já foram autorizados a retornar.

A situação gerou resposta até mesmo em outros estados. Na Virginia Ocidental, uma concessionária de água está aprimorando o seu processo de tratamento de água como precaução pela nuvem tóxica em Ohio. 

A concessionária observou que não houve nenhuma alteração na água bruta na captação do rio Ohio.

Uma espessa camada de fumaça preta sobe aos céus na cidade de East Palestine, em Ohio no dia 6 de fevereiro de 2023 — Foto: Gene J. Puskar/AP

Cloreto de vinila

O Cloreto de Vinila é um composto orgânico também chamado de cloroeteno. Ele é um monômero do PVC (Policloreto de Polivinila) que possui diversas aplicações. O PVC é usado na fabricação de brinquedos, tubulações, piscinas, materiais para construção civil e hospitalares, calçados, luvas descartáveis, embalagens, entre outros.

Embora o Cloreto Vinila esteja muito presente em produtos utilizados no cotidiano, ele é extremamente prejudicial para a saúde de quem o manuseia. Durante o seu processo de fabricação, os trabalhadores entram em contato com substâncias perigosas como dioxinas, furanos e PCBs. Estas, por sua vez, não se degradam naturalmente, são bioacumulativas e muito tóxicas. Por isso, a produção do Cloreto de Vinila e o descarte de resíduos que contém o composto devem ser feitos de forma rigorosa.

A contaminação do meio ambiente com Cloreto de Vinila acarreta graves consequências para a natureza e, principalmente, para a saúde humana.

O contato com Cloreto de Vinila pode causar problemas graves para quem trabalha em seu processo de fabricação:

  • Disfunção no sistema endócrino;
  • Lesões no cérebro;
  • Câncer no fígado e pulmões;
  • Anormalidades nos sistemas imunológico e reprodutivo;
  • Cirrose hepática;
  • Linfomas;
  • Leucemia, etc.

Com g1

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/