CIDADES
INTERNACIONAL
terça-feira, 10 de janeiro de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

ONU condena "assalto à democracia" no Brasil

 


A mais alta instância da diplomacia internacional emitiu um alerta sobre a crise vivida pelo Brasil. O secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, declarou neste domingo que "condena o assalto de hoje às instituições democráticas do Brasil".

 "A vontade do povo brasileiro e das instituições do país deve ser respeitada. Estou confiante de que assim será. O Brasil é um grande país democrático", afirmou o português.

A iniciativa ocorre depois de a agência passou a acompanhar com preocupação a violência por parte de golpistas. Nos bastidores da entidade, uma instabilidade no Brasil poderia causar um terremoto político na América Latina, que já vive um momento de fragilidade.

O Brasil faz parte dos membros rotativos do Conselho de Segurança da ONU e, portanto, uma crise no país foi considerado como alarmante por diversos parceiros do país.

Em outro comunicado, o Sistema das Nações Unidas afirmou que "está acompanhando com preocupação os eventos de hoje (8 de janeiro), quando manifestantes atacaram e violentamente invadiram prédios públicos em Brasília, inclusive o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal".

"A ONU condena veementemente qualquer ataque dessa natureza, que representa uma séria ameaça às instituições democráticas. A ONU pede às autoridades que priorizem o reestabelecimento da ordem e que defendam a democracia e o Estado de direito", declarou o escritório das Nações Unidas no Brasil.

Na ONU, o relator Clement Voule também se manifestou. "Condenamos tais práticas e qualquer tentativa de minar o voto democrático no Brasil", disse.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos também emitiu um comunicado no qual "repudia ataques às instituições e à violência em Brasília, que representa um atentado contra a democracia".

"O direito de reunião deve ser pacífico, sem armas e com estrito apego ao estado de direito. Todos os responsáveis devem ser investigados e sancionados", pediu o relator.

Uol

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Livro

PROMOÇÃO OK NET

M

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/

RioverdeRV