CIDADES
INTERNACIONAL
domingo, 8 de janeiro de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Céu de janeiro terá passagem de cometa e chuva de meteoros; veja agenda

 


O calendário astronômico do primeiro mês do ano chegou! Os céus de 2023 preparam eventos celestes impressionantes e janeiro já traz as primeiras surpresas: amantes da astronomia de ambos os hemisférios do planeta terão a chance de observar vários planetas no céu e belíssimas conjunções da Lua com alguns deles e com agrupamentos estelares!

Os destaques astronômicos de janeiro, contudo, são ainda mais espetaculares: a passagem de um cometa e uma poderosa chuva de meteoros!

Logo nos primeiros dias de 2023, na noite do dia 3 e nas primeiras horas da manhã do dia 4 de janeiro, ocorrerá o pico da chuva de meteoros Quadrântidas. Trata-se de um evento acima da média, capaz de produzir até 40 meteoros por hora. Acredita-se que essa chuva de meteoros seja produzida por resquícios de grãos e poeira deixados por um cometa extinto, o 2003 EH1. As Quadrântidas ocorrem anualmente entre os dias 1 e 5 de janeiro e, neste ano, embora a Lua esteja quase cheia no céu, os meteoros mais brilhantes serão facilmente visíveis. Os meteoros podem aparecer em qualquer lugar do céu.

Cometa C/2022 E3 (ZTF)Cometa C/2022 E3 (ZTF)Fonte:  British Astronomical Association 

Já no dia 12 de janeiro, o cometa mais promissor do ano, C/2022 E3 (ZTF), chegará o mais próximo do Sol, a uma distância de aproximadamente 1,11 UA (166 milhões de quilômetros). Para aqueles no Hemisfério Norte com um bom par de binóculos ou um pequeno telescópio, o cometa será facilmente visível próximo da constelação de Corona Borealis, seguindo em direção à constelação de Bootes. Ao longo dos próximos dias depois dessa data, o C/2022 passará pela constelação de Dragão e da Ursa Menor até atingir seu ponto mais brilhante em no dia 1º de fevereiro. Até lá, ele estará visível de quase todos os cantos do planeta.

O uso de aplicativos como o Carta Celeste, o Stellarium e o SkyMap são ótimos aliados para observação e identificação de objetos no céu!

Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de janeiro de 2023

03/01: Conjunção da Lua e Marte

03/01 e 04/01: Máxima atividade da chuva de meteoros Quadrântidas

06/01: Lua Cheia

12/01: C/2022 E3 (ZTF) no periélio

21/01: Lua Nova

22/01: Conjunção de Vênus e Saturno

23/01: Conjunções da Lua e Saturno e da Lua e Vênus

26/01: Conjunção da Lua e Júpiter

30/01: Mercúrio em maior alongamento ocidental

31/01: Conjunção da Lua e Marte

Céus limpos e boas observações!

domingo, 8 de janeiro de 2023

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/