CIDADES
INTERNACIONAL
sábado, 21 de maio de 2022
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Ressecamento e aparecimento de acne? Dermatologista lista cuidados com pele durante frio em MS

 


O frio chegou com tudo ao Estado de Mato Grosso do Sul, obrigando todo mundo a colocar casaco e se proteger contra os ventos frios. Em Campo Grande, a previsão é que as temperaturas continuem baixas neste fim de semana. Por isso, o que acha de aproveitar os dias de descanso para adotar cuidados com a pele?

Segundo a dermatologista Isadora Santamarina (CRM/8547; RQE/6254), de Campo Grande, com a chegada do inverno, muitas coisas na rotina podem impactar diretamente na saúde da pele. Além da umidade do ar cair, as pessoas acabam optando por banhos quentes e reduzem a ingestão de água. Todos esses fatores associados levam ao ressecamento da pele e desenvolvimento de algumas categorias de dermatites.

Por isso, alguns cuidados são fundamentais nas épocas mais frias do ano. Pensando nisso, a dermatologista Isadora Santamarina listou algumas medidas para proteger a sua pele das baixas temperaturas.

Limpeza da pele

De acordo com a especialista, o cuidado com a pele começa no banho, isso porque a água muito quente funciona como “desengordurante da pele”, removendo seu manto lipídico protetor. O indicado, então, é optar por banhos mornos, na temperatura mais próxima do corpo.

“Também devemos nos atentar à escolha dos sabonetes, usando sabonetes mais hidratantes, evitar chamados sabonetes antissépticos e jamais usar buchas, nem mesmos as vegetais! Os sabonetes específicos para higiene da face também devem ser trocados nessa época do ano, mesmo os pacientes com peles acneicas e oleosas devem optar por opções mais leves como sabonetes para peles mistas e já esses últimos devem optar pelos neutros”, afirma Isadora.

Nesse cenário, os cremes de limpeza são ótimos para pessoas com peles muito ressecadas. Além disso, evitar esfoliar a pele no frio é fundamental.

Hidratação da pele

Logo em seguida da higiene, o próximo passo é a hidratação. As loções hidratantes são para as peles normais a secas, enquanto as opções em creme servem para as ressecadas.

De acordo com Santamarina, os hidratantes corporais são melhores que os óleos corporais, esses impedem apenas a perda de água, mas não trazem umectação para dentro da pele. A médica também alerta que as pessoas nunca usem os cremes corporais na pele do rosto, já que podem induzir o aparecimento de cravos e espinhas.

Nesses casos, escolha hidratantes “oil free” ou “não comedogênicos” para a face.

“Oleosidade não quer dizer hidratação, deve ser controlada, entretanto, no inverno as nossas glândulas sebáceas diminuem a produção de sebo e com isso a pele perde mais água para o ambiente. Pacientes em uso de ácidos noturnos ou produtos matificantes podem ter maior sensibilidade, orientamos que espacem o uso, para dias alternados ou até mesmo a cada 2 dias”, diz.

Além disso, mesmo em dias frios, quando o sol fica ‘escondido’, os raios solares agridem a pele da mesma forma. Por isso, o uso do protetor solar na pele — especialmente na do rosto — é indispensável.

Atenção com os lábios

Os lábios também merecem atenção especial, segundo a dermatologista. Para a região, recomenda-se o uso de reparadores labiais ou vaselina sólida, opções facilmente encontradas nas drogarias.

“Jamais use a saliva para umidificar os lábios pois ela funciona como irritante”, pontua.

Evite caspas

O cabelo não fica de fora dessa lista de cuidados. Conforme a especialista, é nesta época do ano que pioram os casos de dermatite seborreica, ou seja, as famosas caspas. Isso ocorre devido ao aumento do uso de água quente no banho atrelado à redução na frequência de lavagem dos fios.

“Além disso, os cabelos também sofrem com excesso de uso de secador. Não dispensem o uso de leave-in com protetor térmico. A hidratação se dá, principalmente, de dentro para fora, portanto, beber bastante água é fundamental, não importa a estação do ano”, conclui a dermatologista.

sábado, 21 de maio de 2022

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/