CIDADES
INTERNACIONAL
sábado, 2 de abril de 2022
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Não tem desculpa: apenas 15 minutos de exercício já melhoram a saúde mental



 Uma pesquisa global realizada pela empresa Asics mostrou que sete dias sem fazer exercícios físicos têm um impacto negativo semelhante a uma semana de sono interrompido. Mas isso não seria difícil de resolver. Segundo os pesquisadores, quinze minutos e nove segundos de atividade física seriam o suficiente para proporcionar uma elevação da saúde mental.

Os dados foram coletados através do chamado projeto Mind Race— um experimento da Asics e uma extensão do estudo Uplifting Minds, iniciado em 2021—, no qual praticantes regulares de atividade física pausaram suas rotinas normais de condicionamento físico por uma semana. Inspirado pela máxima "quando as pessoas não se movem, suas mentes começam a correr", o estudo acompanhou por três semanas mais de 50 participantes saudáveis em vários países, entre eles dois brasileiros, para medir o que acontece no cérebro quando pessoas ativas param de se exercitar por uma semana.

O pesquisador monitorou as pontuações do estado mental dos participantes, que concordaram em pausar suas rotinas regulares de exercícios por apenas uma semana, como parte do experimento.

As pontuações foram obtidas por meio do "State of Mind", índice desenvolvido pela Asics que mostra o impacto da falta de movimento na saúde mental e destaca a necessidade de uma "elevação", tendo em vista a conexão entre ambos.

Os participantes responderam questionários on-line enviados ao final de cada semana do estudo. Eles também foram orientados a utilizar a plataforma da Asics Mind Uplifter após cada sessão de atividade física em dois períodos diferentes da semana em que não poderiam se exercitar, a fim de capturar o impacto da falta da atividade no estado emocional.

E quais foram os resultados?

O impacto na saúde mental dos participantes do estudo foi semelhante a uma semana de sono interrompido, com relato de um aumento de 23% nos pensamentos acelerados.

Após uma semana sem exercício, a pontuação geral do estado mental dos participantes caiu em média 18%— diminuindo de 68 pontos, de um máximo de 100 quando fisicamente ativos, para um mediano 55, ao pararem de se exercitar.

Os resultados mostraram que as pessoas ativas que pararam de se movimentar tiveram sua confiança reduzida em 20% e a positividade em 16%; enquanto os níveis de energia caíram 23% e a capacidade de lidar com o estresse diminuiu 22%.

No entanto, como boa notícia, os dados coletados mostraram que pode levar apenas 15 minutos e 9 segundos de atividade física para que nosso estado mental seja elevado, mesmo após períodos de inatividade. Além disso, quando os voluntários retornaram à rotina regular de exercícios, todos experimentaram melhorias imediatas em seu estado de espírito-- o que mostra a rapidez com que os efeitos negativos da inatividade podem ser revertidos.

"Sabemos que o exercício é bom para nossa saúde mental, mas o impacto do descanso e do reinício do exercício é menos claro. Agora, graças à nova tecnologia e à contribuição de milhares de pessoas, conseguimos identificar quanto exercício é necessário para desencadear um impacto mental positivo", disse o pesquisador, Stubbs.

Por que esse estudo é importante?

O estudo indica que poucos minutos de exercício físico diário já trazem resultados significativos para a saúde mental. Outro ponto importante que os dados mostraram é que que os benefícios surgem mesmo após um período de inatividade.

O estudo foi conduzido por Brendon Stubbs, da King's College London - Asics - Asics
O estudo foi conduzido por Brendon Stubbs, da King's College London
Imagem: Asics
sábado, 2 de abril de 2022

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/