CIDADES
INTERNACIONAL
quarta-feira, 6 de abril de 2022
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Meteoros iluminaram o céu de vários estados do Brasil nesta semana; veja imagens

 


Meteoros brilharam no céu de diferentes cidades dos estados de Alagoas, Sergipe, Paraná e Santa Catarina desde o início desta semana. Os fenômenos foram registrados em Maceió, Aracaju, Foz do Iguaçu e outras localidades, e mostram o breve brilho causado pela passagem dos objetos na atmosfera da Terra.

Um dos meteoros foi registrado na noite de terça-feira (5) pelas câmeras do Clima ao Vivo. As imagens foram capturadas em Aracaju, Estância e Grancho Cardoso, cidades de Sergipe, e em Maceió, no estado de Alagoas. Nelas, é possível observar um rastro luminoso iluminando o céu por alguns segundos, até que desaparece.

Confira:

Não há informações sobre as dimensões do meteoro, mas é possível que se trate de um objeto pequeno. Popularmente conhecidos como “estrelas cadentes”, os meteoros ocorrem durante a passagem de pedacinhos de cometas, asteroides e outros objetos pela atmosfera terrestre.

“Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro”, explica Marcelo Zurita, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

Meteoro no sul do Brasil

Outro meteoro foi registrado em cidades da região sul do país na noite desta segunda-feira (4). Câmeras do Clima ao Vivo e da Bramon capturaram imagens do fenômeno no céu de Foz do Iguaçu, no Paraná, e em Monte Castelo, no estado de Santa Catarina.

Veja abaixo:

Jocimar Souza conseguiu registrar o fenômeno em Monte Castelo por volta das 21h26, no horário de Brasília. “A estimativa é de que tenha ocorrido a centenas de quilômetros de distância de Monte Castelo, sobre o Paraguai”, contou ao Canaltech.

Abaixo, você confere o registro capturado por ele:

Meteoro registrado em Monte Castelo, em Santa Catarina (Imagem: Jocimar Justino de Souza)
Meteoro registrado em Monte Castelo, em Santa Catarina (Imagem: Jocimar Justino de Souza)

Ele observou que, do ponto de vista de quem estava na cidade, o meteoro foi visto na direção oeste abaixo da constelação popularmente conhecida como "Três Marias", que forma o cinturão de Órion.

 quarta-feira, 6 de abril de 2022

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/

RioverdeRV