CIDADES
INTERNACIONAL
quinta-feira, 31 de março de 2022
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Conflito na Ucrânia pode se prolongar enquanto Rússia se concentra no Donbass, diz Pentágono



 A reorientação dos esforços militares da Rússia no Donbass poderia levar a um "conflito maior e mais prolongado", já que as forças ucranianas oferecem uma feroz resistência nessa região do leste do país, disse nesta quinta-feira (31) um alto funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

"Já estão há oito anos lutando por ela", disse o funcionário sobre a região disputada de Donbass, que reúne as províncias de Luhansk e Donetsk.

"Os ucranianos conhecem muito, mas muito bem o território", acrescentou. "Eles ainda têm muitas forças ali e travam uma luta muito dura por essa área", destacou.

"Apenas porque [os russos] a priorizem e mobilizem mais tropas e energia ali, não significa que será fácil", disse o funcionário americano.

"Poderia ser o presságio de um conflito mais prolongado, mais extenso, enquanto os russos tentam ganhar alguma influência, obter alguns progressos e, talvez, até conseguir algum trunfo para a mesa de negociação", assinalou.

Serguei Rudskoy, chefe da Direção-Geral Operacional do Estado-Maior das Forças Armadas russas, disse na semana passada que a primeira fase da campanha na Ucrânia tinha sido concluída e que as tropas se concentrariam na "meta principal: a libertação de Donbass", onde foram autoproclamadas as repúblicas de Donetsk e Luhansk.

O funcionário do Pentágono também disse que o exército russo continuava reposicionando forças em torno de Kiev após fracassar em sua tentativa de conquistá-la.

"Obviamente, estão tomando decisões para alterar suas metas e objetivos", disse.

Além disso, o funcionário assinalou que os combates continuam na cidade portuária de Mariupol, no sul da Ucrânia, e em Kharkiv, no leste, mas os russos não estão conseguindo "grandes resultados".

"Acreditamos que uma das razões pelas quais eles tanto querem Mariupol é porque eles podem se deslocar de lá para o norte", afirmou.

"Os ucranianos estão travando enfrentamentos muito duros dentro da cidade", acrescentou.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, informou que o secretário de Defesa, Lloyd Austin, decidiu manter cerca de 7.000 tropas da 82ª divisão de paraquedistas na Europa, junto ao grupo de resposta do porta-aviões Harry Truman.

"Não vão a lugar nenhum no futuro imediato", declarou Kirby. "Queremos monitorar a situação no campo e tomar as melhores decisões em tempo real".

Os Estados Unidos enviaram cerca de 20.000 soldados adicionais à Europa diante da ameaça da invasão russa, com o objetivo de tranquilizar os países aliados vizinhos da Ucrânia, que temiam que o conflito alcançasse seu território.

O porta-voz do Pentágono completou que, a longo prazo, os Estados Unidos consultariam os aliados "para decidir qual seria a postura militar adequada na Europa. Seja qual for o resultado desta guerra e a data de seu fim, a segurança na Europa terá mudado e será preciso responder".

cl/bgs/gm/rsr/rpr/mvv

quinta-feira, 31 de março de 2022

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/