CIDADES
INTERNACIONAL
terça-feira, 16 de novembro de 2021
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Ministro da Saúde anuncia 3ª dose contra covid para maiores de 18 anos

 


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou hoje (16), a aplicação de terceira dose da vacina contra a covid-19 para maiores de 18 anos. Até então, essa dose de reforço vinha sendo aplicada em idosos e públicos específicos. Agora, a terceira já está liberada para os adultos que tenham tomado a segunda dose, de qualquer uma das vacinas, há mais de cinco meses. O anúncio foi feito há pouco pelo ministro, durante coletiva de imprensa, em Brasília (DF). Queiroga disse que a decisão é fruto de análises e estudos que comprovaram que a terceira dose é eficaz. “Já tínhamos aplicado em todos que tomaram há mais de seis meses com 60 anos e agora, graças às informações dos estudos científicos de efetividade, realizados em parceria com Fundação Oswaldo Cruz e Universidade de Oxford, decidimos ampliar essa dose de reforço para todos acima de 18 anos, que tenham tomado a segunda a dose há mais de 5 meses. Temos doses de vacina suficientes para que cheguem, tempestivamente, a todas as unidades da Federação”, comunicou o ministro.

MS - Ao saber do anúncio, o secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, disse ao Campo Grande News que a decisão já era esperada para começar a vacinação da terceira dose em novo público.

“É isso que nós estávamos defendendo. Está é a decisão que aguardávamos. Os municípios que tiverem condições poderão começar a dose de reforço em maiores de 18 anos hoje mesmo, mas vamos ter uma reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) para deliberar com cada município”, afirmou.

O secretário disse ainda que espera que o Governo Federal faça uma campanha mais forte chamando essas pessoas para a vacinação, desde os que tomaram a primeira dose e não voltaram até as pessoas acima de 18 anos que podem tomar o reforço.

Já a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que a aplicação da dose de reforço deve ser por faixa etária, começando pelas pessoas com 59 anos, no entanto, espera a reunião da CIB desta tarde para tomada de decisões.

Desafios - Segundo Queiroga, o Brasil já está à frente dos Estados Unidos em relação à segunda dose. “Já temos a campanha mais importante do mundo, já ultrapassamos os EUA no percentual de população totalmente imunizada, mas temos que cuidar para que não aconteça como em alguns países da Europa, que estão tendo aumento de casos”, disse. O ministro destacou ainda o desafio de fazer com que os brasileiros procurem os postos para tomar a segunda dose e as dificuldades com a Região Norte do País. Além disso, Queiroga destacou a eficiência do governos federal, estaduais e municipais na aplicação da vacina.

“Temos que ampliar a aplicação da segunda dose, porque muitos ainda não procuraram as unidades para tomar”, disse, antes de anunciar a dose de reforço para adultos. O foco do governo é “adquirir a confiança do povo brasileiro” para tomar a vacina e assim, evitar possíveis novas ondas de covid-19, como ocorrem em outros países, segundo o ministro.

Até agora, mais de 350 milhões de doses foram disponibilizadas pelo Governo Federal e 297 milhões já foram aplicadas. Segundo o Ministério da Saúde, 157 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose, o que representa 88% do público alvo e 127 milhões de brasileiros já tomaram a segunda dose. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

terça-feira, 16 de novembro de 2021

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/