CIDADES
INTERNACIONAL
quarta-feira, 3 de novembro de 2021
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

De Aquidauana, indígena Eloy Terena se encontra com Leonardo DiCaprio na COP-26



 Luiz Henrique Eloy, mais conhecido como Luiz Eloy Terena, é indígena, ativista e advogado de direitos humanos que nasceu em uma aldeia terena de Aquidauana, cidade localizada a 149 quilômetros de Campo Grande. Nesta quarta-feira (3), ele postou uma foto ao lado de ninguém menos que Leonardo DiCaprio, grande ator de Hollywood que atua fortemente nos direitos dos povos indígenas.

“Um encontro com @leonardodicaprio para falar da luta indígena. Quando eu me apresentei ele perguntou a minha idade. Ao fim, responde: “ estamos juntos”, escreveu Luiz.

Eles estão em Glasgow, cidade na Escócia onde acontece a COP-26, mais conhecida como "Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas". O ator e ativista ambiental chegou ao local na última segunda-feira (1) para participar do evento. Por lá, ele tem frequentado atividades no centro de conferências quando se encontrou com o sul-mato-grossense Luiz Eloy Terena.

Apoio ao movimento indígena

No entanto, não é de hoje que Leonardo DiCaprio apoia o movimento. O Embaixador pela Paz, da ONU (Dicaprio foi nomeado em 2014), é muito conhecido por seu ativismo em favor de causas ambientais. Tanto é que criou a "Fundação Leonardo Dicaprio" para financiar projetos de conservação ao redor do mundo. Logo se aliou, também, ao combate às mudanças climáticas.

Com a fundação que leva seu nome, criada em 2017, Dicaprio financia projetos para conservação da natureza, pelos animais, para o combate das mudanças climáticas e pelos direitos dos indígenas brasileiros, segundo o site Conexão Planeta.

Luiz Eloy Terena também não fica de fora. O advogado da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) sempre está envolvido nas causas indígenas. Além disso, ele foi responsável por fazer o presidente Jair Bolsonaro adotar medidas de proteção dos povos indígenas contra a Covid-19, que ameaça aldeias desde o início da pandemia. Em 2020, a decisão do Supremo foi recebida como uma conquista histórica.

Pela primeira vez, desde a criação do tribunal, um advogado autodeclarado indígena venceu uma ação de jurisdição constitucional na Corte. Luiz Henrique Eloy Amado, ou Eloy Terena, foi o responsável pela Arguição de Descumprimento de Preceito Constitucional (ADPF) que garantiu a decisão favorável.

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/