CIDADES
INTERNACIONAL
segunda-feira, 20 de setembro de 2021
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Vulcão nas Canárias: as impressionantes imagens da erupção no Parque Cumbre Vieja

 

La Palma
Após vários dias de inquietação, um vulcão localizado na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias (Espanha), entrou em erupção no domingo (19/09) às 15h12 do hora local.

De acordo com a imprensa local, uma grande explosão foi registrada na área, seguida por uma enorme coluna de fumaça e a expulsão de piroclastos (fragmentos de rocha sólida expelidos durante a erupção de um vulcão).


La Palma
La Palma
La Palma
La Palma
La Palma

Apesar de a área ao redor do vulcão — o Parque Nacional Cumbre Vieja — não ser muito povoada, autoridades iniciaram a evacuação preventiva de pessoas com mobilidade reduzida nas cidades próximas. Estima-se que o número de desabrigados chegue a 10 mil.

O fenômeno ocorre depois que uma atividade sísmica incomum começou no sábado, 11 de setembro, com uma série de tremores que anteciparam a crise vulcânica.

Essa situação levou as autoridades a emitir um alerta.

O presidente do governo regional das Canárias, Ángel Víctor Torres, pediu à população que "não se aproxime" do local.

Por sua vez, o governo de La Palma solicitou, através de sua conta no Twitter, "precauções extremas" na área da erupção para que se evitem riscos desnecessários.

La Palma
La Palma
La Palma
La Palma

Segundo a Radio Televisión Canaria (RTVC), o presidente da Câmara Municipal de La Palma, Mariano Hernández Zapata, afirmou que até ao momento nenhuma pessoa foi atingida.

Ele também informou que se acredita que o vulcão tenha cinco aberturas das quais "de pelo menos duas delas emana muito magma".

La Palma
La Palma
La Palma
La Palma

O presidente do governo espanhol (cargo equivalente ao primeiro-ministro), Pedro Sánchez, anunciou que vai às Ilhas Canárias para "ver em primeira mão" a situação, suspendendo sua viagem aos EUA, onde participaria da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), cuja abertura, que cabe tradicionalmente ao Brasil, acontece nesta terça-feira (21/9).

É a primeira vez que se registra atividade vulcânica em La Palma desde a erupção do Teneguía em 1971, que deixou dois mortos, milhares de desabrigados e danos às plantações.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/