A cidade que resistiu à duas invasões durante uma guerra
Para conhecermos um pouco mais da história de Nioaque, precisamos voltar ao passado e rever os momentos históricos aqui vívido.
No ano de 1843, o Major João José Gomes de Cuiabá, fundou a FZ. Forquilha na barra do rio Nioaque, aonde passou a viver. Mais tarde outras famílias afluíram para a região.
Em 1864, os paraguaios invadiram o Sul da então Província Mato grosso, tomando e saqueando várias cidades de nossa região inclusive Nioaque, que sofreu com duas invasões durante a Guerra do Paraguai.
Em uma das invasões os soldados paraguaios deixaram um barril de pólvora dentro da igreja e resquícios de pólvora na igreja, quando os paraguaios abandonaram Nioaque, os soldados do exército brasileiro retornaram para a Vila, e um soldado com a infeliz ideia acendeu um isqueiro, ocasionado a explosão que abalou a igreja, mais não a derrubou.
Uma lenda conhecida em Nioaque, é a lenda de que um padre que ajudou a fundar Nioaque teria sido enterrado vivo, por razão que ao impedir que Nioaque fosse destruída. E quando estava prestes a ser enterrado lançou uma madição “Maldita seja esta cidade!”, seria este o motivo de Nioaque não desenvolver?
Após ser saqueada e incendiada pelos paraguaios, Nioaque, a partir de 1870, retomou seu ritmo de progresso. Em 1877, pela Lei Provincial nº 506, de 24 de maio, do Presidente Hermes da Fonseca, eleva a povoação elevada a Distrito de Paz, sob a denominação de Levergéria justa homenagem a Augusto de Leverger, Barão de Melgaço.
Muitas especulações sobre aonde seria exatamente a “Vila de Nioac” são feitas. Fato é que a cidade começou a ser formada a partir dos rios Nioaque e Urumbeva. Em seu livro Taunay diz que dos fundos da igreja até a confluência dos rios teria 900 metros, oque dá uma ideia de que seria próximo há Escola Estadual Odete.

Parte a seguir retirada do Blogger de José Vicente Dalmolin: “Com a construção do Novo quartel, com a criação da paroquia em 1877 e município em 1890, houve todo um crescimento urbano, e delineamento oficial das principais ruas e quadras. Deste modo, no ano de 1890, as instalações da nova Igreja passaram ao local onde se encontra até hoje. O Local permanece o mesmo, junto ao salão de festas; o que houve no decorrer dos anos foram alterações no projeto arquitetônico”.
A extensão territorial de Nioaque no ano de 1890 era de 200 Mil KM², ou seja, em comparação a outros municípios da então província de Mato Grosso, como: Corumbá, Miranda e Coxim, o município de Nioaque (Levergéria) era o maior em extensão territorial no Sul da então Província de Mato Grosso.
