CIDADES
INTERNACIONAL
sábado, 18 de julho de 2020
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Nuvem de gafanhotos se forma no Paraguai e pode chegar a MS.


Uma nuvem de gafanhotos se formou no Paraguai e pode chegar a Mato Grosso do Sul, informam técnicos do Ministério da Agricultura. A descoberta ocorreu nas últimas 12 horas e o fenômeno ocorre em razão do inverno seco e temperaturas altas. 

Conforme a Isto É, são cerca de 400 milhões de insetos que se juntaram em uma nuvem gigante, que se estende por 10 quilômetros quadrados no país que tem fronteira com Mato Grosso do Sul.

O fato que tranquiliza é que, por enquanto, os insetos parecem estar se movimentando rumo à Argentina. A maior preocupação das autoridades é que as nuvens de gafanhotos possam chegar ao Brasil e prejudicar o agronegócio, principalmente na região do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul, importantes produtores de grãos. 

“Estamos acompanhando de perto as duas nuvens, em colaboração com técnicos da Argentina, Paraguai e de outros países da região”, diz Carlos Goulart, diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.

O porquê

O clima seco e mais quente do que o habitual deste inverno interrompeu a hibernação dos gafanhotos. Normalmente, eles ficam mais quietos nos meses de frio, com um menor índice de acasalamento e deslocamento.

Neste ano, as condições climáticas acordam os insetos. “As temperaturas pouco frias e a menor umidade costumam acelerar o metabolismo dos gafanhotos”, diz Goulart.
sábado, 18 de julho de 2020

Adsense

Paulinha

http://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/

BARRACA DO PINHEIRO

http://picasion.com/

FIQUE EM CASA

http://picasion.com/

RioverdeRV

twitter @rioverderv