CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 8 de maio de 2020
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Surto de coronavírus assusta moradores e muda realidade de cidades vizinhas em MS


As últimas 48 horas foram intensas para moradores de Guia Lopes da Laguna e de Jardim. A proximidade entre as duas cidades e as recentes confirmações de casos da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, despertaram um temor até então inexistente entre os residentes.

Nesta sexta-feira (8), a propósito, Guia Lopes amanheceu sob regras rigorosas de circulação. Com máscaras de uso obrigatório, moradores só poderão sair de casa duas vezes por semana, obedecendo as regras de um decreto municipal. Somente estabelecimentos essenciais, como mercados e farmácias, estão abertos.

Na vizinha Jardim, que fica a “uma ponte de distância”, embora ainda não tenha sido estabelecido o mesmo rigor, a situação também é de tensão, segundo os ouvidos pela reportagem. A cidade conta com três casos positivos, um deles recém-apresentado no boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) desta sexta-feira.

Surto de coronavírus assusta moradores e muda realidade de cidades vizinhas em MS
Nas redes, pedir divulgação de infectados parece mais importante que se manter em isolamento | Foto: Reprodução | Facebook

Além do clima de medo, jardinenses e lagunenses descrevem revolta com as infecções. Nas redes sociais do prefeito Jair Scapini, de Guia Lopes, dezenas cobravam a divulgação do nome das pessoas infectadas. A cidade já soma 12 resultados positivos, 7 apenas de ontem para hoje, em decorrência de uma contaminação ocorrida em um frigorífico da cidade.

A situação – e os novos casos que podem ser questão de tempo para aparecerem nos boletins – leva mais proximidade das cidades aos noticiários. As cidades, com rotinas até então aparentemente inalteradas, vivem a iminência do “novo normal” que tanto se fala por aí.

“O que a gente vê é que muita gente quer culpar essas pessoas, porque é mais fácil que ficar em casa. Até ontem tava todo mundo da rua. Agora, ta todo mundo com raiva dessas pessoas”, conta a autônoma Alice Souza, de 31 anos, que mora há três meses em Guia Lopes.

Surto de coronavírus assusta moradores e muda realidade de cidades vizinhas em MS
Em 24h, após anúncio dos casos, poucas pessoas foram vistas nas ruas em Jardim | Foto: Divulgação | Prefeitura de Jardim

Do outro lado do Rio Miranda, a dona de casa Neia Vargas do Santos relatou que a cidade já vive uma nova realidade. “Antes tinha o toque de recolher, mas ninguém respeitava. Vinha todo mundo de Guia Lopes para Jardim, bares funcionando até às 5h da manhã. Ontem precisei descer na BR e não vi uma alma viva”, conta.

Relato de moradores dão conta que as infecções ocasionada em Guia Lopes foram ocasionadas por desrespeito deliberado das medidas sanitárias que relacionam não uso de máscaras e ida a festas proibidas. Agora, as barreiras sanitárias estão prestes a oferecer rigor inédito na entrada e saída dos município. “Mas, agora já é tarde”, conclui Neia.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/