CIDADES
INTERNACIONAL
quinta-feira, 23 de abril de 2020
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

O que se sabe sobre o estado de saúde do líder norte-coreano Kim Jong-un


O estado de saúde do líder norte-coreano Kim Jong-un ainda é cercado de dúvidas e especulações. De acordo com a mídia sul-coreana, o ditador teria passado por um procedimento cardiovascular no início de abril e ainda estaria se recuperando.
As suspeitas sobre uma possível piora da sua saúde começaram na semana passada, quando Kim faltou a um dos mais importantes feriados nacionais da Coreia do Norte e ganhou força após a publicação da rede de televisão norte-americana CNN na última segunda (20) de que ele estaria em "estado grave". Até então, a notícia tem repercutido mais no Ocidente. Com regime fechado, a Coreia do Norte não costuma divulgar boletins com informações sobre o estado de saúde de Kim nem reportou qualquer mudança em seu regime.
A Coreia do Sul, por sua vez, também não disse ver qualquer mudança no país vizinho. "Não há sinais incomuns identificados dentro da Coreia do Norte. Não há nada que possamos confirmar com relação ao alegado problema de saúde do presidente Kim", declararam as autoridades do sul-coreanas.
A China, país que mantém boas relações com o regime norte-coreano, também não se pronunciou.
Apesar de não falar em estado de saúde, a imprensa oficial norte-coreana, KCNA, tem divulgado notícias que envolvem o líder com normalidade. Segundo a publicação, na última segunda, além de saudações a "trabalhadores exemplares" do país, Kim teria enviado uma carta ao presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, parabenizando-o pelo seu aniversário.

Rumores surgem com ausência em feriado

Os rumores ganharam força no último dia 15, durante a comemoração de aniversário de Kim Il-Sung, avô de Kim, morto em 1994. Fundador do país, ele é até hoje considerado o líder supremo da nação e a data é um dos principais feriados do país.
Foi a primeira vez que Kim, como líder, faltou à comemoração. Na época, foi especulado que ele estaria se protegendo do novo coronavírus, mas, na última segunda, o correspondente Brian Stelter, do canal "CNN", divulgou que ele estaria internado "em estado grave".
A fonte, segundo Stelter, seria uma descoberta do Departamento de Inteligência dos Estados Unidos. O governo norte-americano não confirmou oficialmente a informação.
Os rumores também são fomentados pelo sumiço de Kim na mídia estatal. De acordo com o jornal "The New York Times", a última aparição do líder em veículos oficiais foi no último dia 11.
A explicação para o sumiço, segundo o "Daily NK", portal norte-coreano administrado por exilados do país com base na Coreia do Sul, é que o líder estaria se recuperando de um procedimento cardiovascular realizado no dia 12 de abril, em uma casa no campo.
Na última terça (21), o presidente norte-americano Donald Trump afirmou também não saber sobre o estado de saúde do norte-coreano, mas lhe desejou "o melhor", em uma declaração à imprensa.
Com o desaparecimento, no entanto, os boatos têm ganhado forma. Nesta semana, uma correspondente da rede de televisão norte-americana "NBC", Katy Tur, chegou a publicar em seu Twitter que o ditador havia sofrido morte cerebral, mas apagou a publicação pouco depois.

Não é o primeiro sumiço de Kim

Esta não é a primeira vez que o polêmico líder da Coreia do Norte some por diversos dias sem prestar satisfações. Em 2014, Kim ficou 40 sem aparecer publicamente ou em nenhum veículo oficial e o motivo é desconhecido até hoje.
Kim havia comparecido a uma apresentação musical no dia 3 de setembro de 2014, acompanhado por sua esposa Ri Sol Ju. No final daquele mês, faltou uma reunião da legislatura da Coreia do Norte e seu assento foi filmado vazio.
Como agora, logo surgiram rumores sobre seu estado de saúde. O ditador só voltou a aparecer no dia 14 de outubro daquele ano, andando com a ajuda de uma bengala. Nenhuma explicação foi dada pelo Estado norte-coreano.
quinta-feira, 23 de abril de 2020

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/