CIDADES
INTERNACIONAL
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Secretária de Educação de Alcinópolis sofre acidente na BR-359

Foto: PC de Souza

Um grave acidente por volta das 16h30 desta quarta-feira (12), no quilômetro 200 da BR-359, deixou três pessoas feridas, nenhuma em estado grave.
Segundo informações colhidas por nossa reportagem, a Secretária de Educação de Alcinópolis, Marcia Izabel de Souza, 57 anos, Paula Evelim dos Santos, 25 anos e o motorista Nilson de Almeida Franco, de 51 anos, retornavam de uma reunião sobre transporte escolar em Coxim.
Ao retornarem chovia muito no local e o veiculo, um Nissan March, da prefeitura de Alcinopolis rodou na pista, colidiu em um barranco e capotando em seguida, o veiculo parou no acostamento da pista contraria.
Um motorista que passava pelo local acionou o Corpo de Bombeiros e SAMU de Coxim, os ocupantes do veículo estavam do lado de fora do carro, no momento em que as equipes chegaram.
Marcia sofreu um trauma na cabeça e sentia dores na clavícula direita, além de escoriações leves, seu estado de saúde inspira cuidados e exames mais aprofundados devido a pancada na cabeça, Paula apresentava escoriações pelo corpo e aparentemente não sofreu nenhuma fratura, o motorista feriu a cabeça, mas não com gravidade.
Marcia e Paula foram transportadas pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Nilson pelos Bombeiros. Uma equipe da PRF (Polícia Rodoviária Federal) esteve no local confeccionando o Boletim de Ocorrencia.
Foto: PC de Souza
PNEUS CARECAS
Os pneus traseiros do veículo estavam em péssimas condições, o que pode ter auxiliado na perda de controle e capotamento, os dianteiros estavam em boas condições, o estado dos pneus é passível de multa, abaixo algumas informações sobre uso correto dos pneus:
Poucos itens interferem tanto na segurança de um veículo como os pneus. Por isso, é importante tomar alguns cuidados rotineiros para garantir seu bom desempenho e aumentar sua durabilidade, como calibragem, rodízio, alinhamento e balanceamento.
Ainda assim, por estarem em contato direto com o solo, seu desgaste é algo inevitável, fazendo que com os motoristas precisem estar sempre de olho em suas condições. Você se lembra como estavam os pneus do seu carro da última vez os conferiu?
Compromete o tempo de resposta ao frear
Uma das principais consequências de pneus carecas é a perda da aderência ao solo, propriedade fundamental na hora da frenagem. Isso faz com que o veículo percorra uma distância muito maior antes de conseguir parar totalmente. No caso de uma situação em que é necessário frear rapidamente, mesmo que o condutor tenha bons reflexos, os riscos de acidente se tornam muito grandes. Sem as características que garantem a boa aderência dos pneus, a segurança ao volante fica seriamente comprometida.
O perigo fica ainda maior em dias de chuva, que oferecem um outro grande risco aos pneus carecas, como veremos a seguir.
Aumenta o risco de aquaplanagem
A aquaplanagem acontece quando uma fina camada de água se forma entre os pneus e o solo. Sem a profundidade dos sulcos necessária para expelir a água, o veículo perde contato com o asfalto e passa a deslizar de maneira descontrolada, principalmente em trechos planos e bem asfaltados.
Esse fenômeno é especialmente perigoso pois costuma acontecer em velocidades elevadas, geralmente acima dos 70 km/h, aumentando o risco de acidentes graves.
Embora os pneus carecas estejam muito mais propensos a sofrer uma aquaplanagem, dependendo das condições da pista, até mesmo pneus em bom estado podem acabar deslizando por alguns metros. Por isso, nessa hora a recomendação é jamais tentar frear ou virar o volante, mas desacelerar e manter o veículo em linha reta. Assim, você consegue retomar o controle facilmente quando a aquaplanagem terminar.
Afeta a estabilidade do veículo
A falta de proteção dos pneus carecas também torna a direção do veículo muito mais instável e desconfortável. Ao desenvolver velocidade, podem ocorrer trepidações e barulhos vindos das rodas. Em casos extremos, o pneu pode até mesmo estourar devido a sua fragilidade.
Problemas semelhantes também podem ocorrer quando há necessidade de se fazer um alinhamento ou balanceamento. Nesses casos, vale muito mais a pena recorrer a uma oficina especializada do que arcar com os problemas em cadeia que podem afetar outras partes do veículo e encarecer sua manutenção.
Pneu careca é uma infração de trânsito
Além de todas as adversidades que vimos, rodar com pneus carecas também pode resultar em problemas com a fiscalização de trânsito. Isso porque essa prática representa uma infração grave, com multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.
Segundo o artigo 230 (art. XVIII) do Código de Trânsito Brasileiro, a infração pode ser aplicada para cada pneu que estiver em mau estado. Além disso, o veículo pode ficar retido até a regularização do problema. Quando notar que seus pneus estão ficando carecas, programe-se para fazer a troca o quanto antes. Afinal, o que estará em jogo será a sua segurança e a de sua família.
Ediçãoms
Foto: PC de Souza
Foto: PC de Souza
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/