CIDADES
INTERNACIONAL
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Com uma morte confirmada, São Gabriel do Oeste tem 527 casos notificados de dengue no ano


O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta quarta-feira (12), mostra que São Gabriel do Oeste registrou 527 notificações da dengue nos 43 primeiros dias do ano. O município que está entre as 48 cidades com alta incidência, já registrou uma morte pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, de um homem de 72 anos, no dia 03 de fevereiro.
No Estado, o último óbito registrado pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti é do menino Eduardo Borges Ortega, de 09 anos. A criança foi internada no domingo na Santa Casa de Campo Grande e morreu cerca de uma hora e meia depois. Contraprova da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) confirmou que o menino morreu por dengue tipo 2.
Além de São Gabriel com uma vítima, a dengue registra três mortes na Capital, duas em Corumbá, e um caso em Sete Quedas, Cassilândia, Pedro Gomes, Nova Andradina e Caarapó.
De acordo com a SES, as notificações por dengue chegaram a 12.182 no Estado. As faixa-etárias mais atingidas são as de 20 a 34 anos e de 35 aos 49 anos.
Sintomas de dengue? Especialista alerta para riscos da automedicação
Febre alta, dores musculares, dor nos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. Os sintomas são de dengue, porém dependendo do estágio, pode facilmente ser confundida com uma gripe forte. 
Mas o que fazer diante dos primeiros sinais? Primeiro é importante saber que não existe tratamento específico para a dengue, ou seja, os medicamentos são utilizados apenas para amenizar os sintomas. Segundo, é que aos primeiros sintomas, não haja ingestão de medicamentos, mas sim, repouso e ingestão de bastante líquido. E se houver a necessidade de tomar medicação para aliviar febre ou dores deverão ser utilizados medicamentos à base de paracetamol ou dipirona, de forma correta e sempre com orientação profissional. É importante buscar um serviço de saúde, pois existem remédios comuns e de fácil acesso que podem ser perigosos se forem utilizados em casos de dengue.
Orientação
A principal ação que a população tem é se informar, conscientizar e evitar água parada em qualquer local em que ela possa se acumular, em qualquer época do ano. Além do Aedes Aegypti transmitir a Dengue hoje o mosquito tornou-se um dos maiores inimigos da saúde pública por transmitir também o vírus Zika e a Febre do Chikungunya, e as ações de controle do vetor são imprescindíveis.
Para auxiliar as equipes de vetores, a Prefeitura reforça que medidas simples podem fazer a diferença no combate ao mosquito, especialmente durante o período de chuvas. Dentre elas vale citar: manter os quintais limpos (para evitar recipientes que acumulam água e podem se tornar criadouros); vedar as caixas d’água; proteger recipientes que acumulam água das chuvas; emborcar garrafas, latas, pneus e outros objetos que possam acumular água; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada; cobrir os pratinhos de plantas com areia e/ou lavá-los com lavado com escova, água e sabão uma vez por semana; utilizar repelente (que auxilia na proteção contra picadas); entre outras.
Legislação
Conforme a Lei Municipal 1095, de 07 de novembro de 2017, moradores de imóveis, urbanos ou rurais e proprietários de terrenos baldios ou edificados ficam obrigados a realizar a limpeza e manutenção das áreas. Em casos de estabelecimentos que funcionem como depósitos de inservíveis ou sucatas, os proprietários devem realizar a instalação de coberturas.
A Lei ainda prevê a permissão obrigatória dos agentes de saúde para realizar a inspeção nos imóveis e informa sobre as medidas que devem ser tomadas caso aconteça a recusa do ingresso do mesmo no local. Nos casos de recusa ou oposição do ingresso dos agentes, o proprietário será notificado pela vigilância sanitária para que facilite o acesso no prazo máximo de 24 horas.
A multa prevista é de 15 UFSGO, que atualmente corresponde a aproximadamente R$ 879. Persistindo a irregularidade, a multa será aplicada em dobro.
Idest
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/