CIDADES
INTERNACIONAL
quinta-feira, 9 de janeiro de 2020
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Ao fazer limpeza em terreno, família acha dezena de escorpiões em casa: 'O jeito foi colocar uma galinha no quintal'


A obra recém terminou quando a família decidiu fazer uma limpeza no quintal da casa, localizada na rua Palestina, bairro Santo Amaro, em Campo Grande. E foi só retirar os entulhos, há uma semana, que os escorpiões apareceram. Segundo a técnica de enfermagem Edinéia Oliveira Ajala, de 40 anos, uma dezena já foi recolhida e, com criança pequena em casa, a solução foi vedar os ralos e até colocar uma galinha na área externa do imóvel.
"Minha cunhada terminou uma casa aqui ao lado e os entulhos da construção estavam aqui. Meu marido também foi limpar a fossa e, assim que abriu, saíram dois escorpiões grandes. Logo depois, roçando o terreno, achamos mais. Eu fiquei desesperada, porque meus filhos de 7 e 11 anos andam aqui de bicicleta, brincam no quintal. Tem até uma casinha de boneca com brinquedos, mas, não deixo mais eles mexerem e o jeito foi colocar uma galinha no quintal como predadora", afirmou ao G1 Edinéia.
Moradora há 16 anos no local, a técnica de enfermagem conta que nunca tinha visto tantos animais no quintal. "Ontem à noite meu filho foi tomar banho e tirou o pano que eu havia deixado no ralo. Pouco tempo depois, ele me gritou e achei um escorpião lá. Agora, parece que onde eu olho eu encontro os animais. Não tiro o olho dos meus filhos, aonde eles estão eu vou atrás para ver se tem algum bicho. Meu medo é de pisarem em algum escorpião e agora vou buscar orientações no CCZ [Centro de Controle de Zoonoses]", ressaltou.
A gerente técnica do Serviço de Controle de Roedores, Animais Peçonhentos e Sinantrópicos (Scraps) do CCZ, Christianne Eufrasio De Medeiros, explicou que o lixo acumulado em terrenos, com vegetação alta e material orgânico em decomposição, é local propício para a proliferação de escorpiões.
"Se houve madeira ou resto de materiais de construção, os insetos, principalmente baratas, estarão ali e são o alimento dos escorpiões. É importante limpar estes locais e também vedar os ralos com o sistema abre e fecha, além de não esquecer os ralos da pia que também fazem parte do esgoto. A pessoa pode jogar água sanitária e vedar, em seguida, mantendo fechado na hora do banho", explicou.
Ainda conforme Medeiros, no caso de acontecer um acidente com o animal, é importante procurar ajuda médica. "Vá até uma unidade imediatamente, principalmente a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] que possui atendimento 24 horas. O veneno é uma neurotoxina que cai na corrente sanguínea e pode chegar rápido ao coração, então, quanto mais rápido o atendimento, melhor", finalizou.
quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/