CIDADES
INTERNACIONAL
domingo, 13 de outubro de 2019
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Creche e pré-escola fazem diferença no desempenho das crianças?


Creche e pré-escola fazem diferença no desempenho das crianças? O senso comum diria que sim – afinal, creches e pré-escolas seriam instituições operadas por profissionais que teriam mais instrumentos e recursos do que os pais – especialmente os pais das crianças que tipicamente frequentam as escolas públicas.
Ademais, há pelo menos duas décadas o economista James Heckman vem apregoando as virtudes de intervenções na Primeira Infância como instrumentos poderosos para aumentar o impacto dos investimentos posteriores em educação.  Uma de suas evidências mais contundentes são os resultados de duas intervenções com crianças de 3 a 5 anos – portanto, na idade típica de creches e pré-escolas. Um estudo publicado na revista científica JAMA Psychiatry, em junho de 2019, mostra que comportamentos adequados ou inadequados nas áreas de atenção e agressividade estão associados com desempenho profissional e renda aos 35 anos de idade.
Mas o que dizem as evidências a respeito do impacto das creches e pré-escolas no desempenho de nossos alunos das escolas públicas ao chegar ao 5º ano do ensino fundamental? A figura 13 oferece uma resposta bastante desconcertante.As duas linhas mostram o efeito de ter frequentado creches (linha de baixo) ou só pré-escola (linha superior) no desempenho dos alunos quando chegam ao 5º ano do ensino fundamental. O efeito é controlado para diferentes níveis de escolaridade da mãe.
No caso dos alunos que começaram a frequentar desde a creche, quanto mais baixa a escolaridade da mãe, mais negativo é o efeito: as creches só começam a ter algum efeito positivo para filhos de mães com ensino fundamental completo. O efeito é crescente, mas é menor do que o efeito de quem só frequentou a pré-escola (linha de cima).
Já para o grupo que começou a frequentar a partir da pré-escola, a escolaridade baixa da mãe praticamente não tem efeito negativo. Em ambos os casos, é forte a relação com o aumento da escolaridade das mães. A frequência a pré-escolas e/ou creches agrega um efeito de .3 de um desvio padrão – equivalente a aproximadamente 15 pontos adicionais na Prova Brasil. É um efeito relevante.
O que fazer com base em resultados como esses? Fechar creches e pré-escolas? Melhorar a qualidade das creches e pré-escolas para crianças de ambientes mais desfavorecidos? Fazer algo diferente com os pais?
No próximo blog, vamos examinar essa pergunta à luz de estudos realizados em outros países.
veja
domingo, 13 de outubro de 2019

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/