CIDADES
INTERNACIONAL
quinta-feira, 9 de novembro de 2017
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

A Nasa quer sua ajuda para batizar um asteroide


Que a Agência Espacial Norte Americana está por trás de feitos científicos invejáveis, disso (quase) ninguém discorda. Entram na conta eventos como a primeira expedição tripulada à Lua, o envio de sondas para Júpiter e Saturno e, por que não, as recentes descobertas de candidatos a novo planeta Terra. A relevância da Nasa para a ciência, no entanto, não a elege automaticamente como grande referência no quesito criatividade.
Duvida? Só olhar para os nomes estranhos que descobertas feitas pelo telescópio Hubble costumam receber. TRAPPIST-1 parece até bonito se comparado aos apelidos de alguns dos milhares de exoplanetas registrados. Por mais que PSR B1620-26 b, DENIS-P J082303.1-491201 b e OGLE-2005-BLG-390Lb lembrem o código serial de algum videogame, eles são, na verdade, apenas bons exemplos disso, selecionados para que você entenda exatamente onde estamos pisando.
Sempre que algum novo corpo celeste é observado pela primeira vez, a tendência é que ele ganhe primeiro um nome genérico desse tipo. Foi exatamente assim com o (486958) 2014 MU69, asteroide gelado que será sobrevoado pela pela missão New Horizons  a mesma que capturou fotos de Plutão para o mundo, em julho de 2015.O objeto que orbita o Cinturão de Kuiper, próximo a Netuno, está a 6,5 bilhões de km da Terra e será visto com detalhes só em 1º de janeiro de 2019. Dada a distância do asteroide, os cientistas ainda não sabem muita coisa sobre ele — não está confirmado ainda se é um pedregulho gigante só ou dois, por exemplo. Estima-se que ele esteja a 1,6 bilhão de quilômetros de Plutão e tenha 19 km de diâmetro.
A boa notícia é que, diferente de outras descobertas, esta poderá deixar de lado seu enfadonho nome técnico e ganhar um apelido, escolhido pela comunidade. Neste link, você pode ler um pouco sobre os nomes que são considerados mais promissores pelas equipes da Nasa e da New Horizons. Neste outro, dá para acompanhar quais são os nomes mais votados até o momento — spoiler: quem vem ganhando disparado o voto popular é “Mjölnir”, referência ao lendário martelo do deus nórdico Thor. Não gostou de nenhum deles? Simples. Clicando aqui, você pode preencher um formulário e adicionar sua própria sugestão.
“New Horizons sempre representou a exploração espacial em sua forma mais pura, revelando novos mundos que nunca havíamos visto antes”, comentou Alan Stern, investigador da New Horizons do Instituto de Pesquisa Southwest em Colorado, nos EUA. “Nosso encontro com o ‘MU69’ adiciona outro capítulo à história memorável da missão. Estamos empolgados para que o público nos ajude a escolher um apelido que consiga captar tudo que o sobrevoo e a tarefa de explorar um novo objeto espacial distante significam.”
A data limite para criar um novo apelido para o (486958) 2014 MU69 é 1º de dezembro. Os melhores nomes serão selecionados por equipes da Nasa e da New Horizons, e submetidos a nova votação popular. O vencedor será anunciado em janeiro do ano que vem. O prêmio? Um ‘muito obrigado’ do programa espacial norte-americano  além, claro, da impagável sensação de dever cumprido.
quinta-feira, 9 de novembro de 2017

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/