CIDADES
INTERNACIONAL
quarta-feira, 14 de junho de 2017
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Família Gonçalves mantém tradição e realiza Festa de Santo Antônio há 55 anos, na Colônia Paredes em Rio Verde-MS

Foto: Isah Souza

Há exatos  55 anos, a família do Sr. José Antonio Gonçalves, mais conhecido popularmente como Zé polvilho, apelido que recebeu quando ainda era moço, mantém viva uma tradição na Colônia Paredes, zona rural de Rio Verde: A tradicional  festa de Santo Antônio.
A Festa de Santo Antônio tem um farto almoço servido aos visitantes,  depois, da missa que é sempre realizada no terreiro de chão batido para acomodar as pessoas, à sombra de várias árvores frutíferas, que Seu Zé Polvilho e filhos plantaram ainda na década de 60.

José Antônio Gonçalves, era capataz e trabalhou em várias fazendas de Rio Verde, e foi no ano de 1959, com o início do loteamento da Colônia Paredes, que ele juntou algumas economias adquirindo  terra na região.
Filho de Antônio Luiz de Oliveira e Maria Rosa de Jesus, nasceu em 1921 na cidade de Camapuã-MS, trabalhou na roça mais de 30 anos, revelou que não conheceu seu pai. No distrito de Congonhas, hoje posto São Pedro,  município de Bandeirantes conheceu e casou-se com Ambrosina Candida da Silva e tiveram 12 filhos, Marilza, Maria Gonçalves, Lucinda, Celma, Rosa, Edivirges, Uberdiel, Antonio da Brita, Agenor, Joao e Vanderlan, sua esposa faleceu em 1994.
 As crianças aprendiam desde cedo a acompanhar os pais no trabalho na roça.

O filho Antônio Gonçalves, mais conhecido como Antônio da Brita, naquela época tinha 09 anos de idade, conta que no primeiro, e segundo ano,  a lavoura de arroz era abundante, mas no ano seguinte em 1962,  um sol escaldante, junto com a seca destruíram toda a plantação. Aquele ano foi de grande escassez  de alimentos , e a família passou por uma grande dificuldade.
A família, sempre manteve laços de descendência  e devotos e de Santo Antônio,  e foi  aí que seu Zé Polvilho, resolveu fazer a  intenção de sempre realizar uma missa com almoço para os vizinhos,  para que tudo desse certo.
No primeiro almoço realizado, foi servido 03 galinhas, com gariroba, no fogão de lenha, preparado por Dona Ambrosina, para meia dúzia de vizinhos, e para a criançada também foi feito doce de leite e mamão.
No ano seguinte,  com a prosperidade da lavoura, foi servido um porco, que foi engordado para a festa, com macarronada e doces. Dessa vez, mais vizinhos e parentes participaram da Festa de Santo Antônio, que a cada ano aumentava.
Após muitos anos, toda família Gonçalves, assumiram a realização da festa de Santo Antonio,  e neste ano de 2017, Seu José Antonio Gonçalves, completa 96 anos de idade. 

Na festa de Santo Antônio de 2017, foi servido churrasco de (03) três vacas, 200 Kg de doces e bebidas, tudo saboroso, para mais de 600 pessoas que participaram do almoço e missa em plena terça-feira.
Atualmente, novas  gerações da família Gonçalves, estão fazedo parte do grupo que coordena  a festa de Santo Antônio, um patrimônio da Colônia Paredes, sendo uma das mais tradicionais de Rio Verde.


Paulo Sérgio

quarta-feira, 14 de junho de 2017

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/