->
CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 17 de março de 2017
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Medalha Conceição dos Bugres é concedida a Artesãos rioverdenses.


Nesta quinta-feira (16), a partir das 19h, no Plenário Júlio Maia, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou a Sessão Solene para a entrega da Medalha “Conceição dos Bugres”, por proposição da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da Casa de Leis. O evento concede a honraria aos que se destacam por sua criatividade. A deputada destacou a importância de celebrar a vida e o trabalho de pessoas "que perpetuam cultura e história em nosso Estado".
Rioverdenses, receberam homenagens durante o evento que foi acompanhado pela Assessora Especial de Cultura, Iria Maciak.
As homenagens fazem parte da "10ª Semana do Artesão", que começou no dia 13 de março e se estende até o dia 19 deste mês. Receberam a honraria: Juliano Laurindo Rodrigues, Luiz Carlos Araújo, Dione Assumpção do Nascimento, Odirmo Coimbra, Nadyr Diehl Colombelli, Serginho Turibio da Silva, Sebastiana Nantes Milan, Sérgio Gonçalves, Fania Catarina Martins dos Santos, Marileize Ourives Nogueira, Kelle Almeida Teixeira, Antônia Hanemann, Rossana Luckner, Silvia Stumpo, Andrea Lacet, Elisabeth do Nascimento Teixeira, Rafael Ferreira Lott, Lourdes de Jesus Nascimento dos Santos.

Os artesãos Jedalia de Souza Irmão, Monique Klein, Davi Ojeda, Claudia Cristina Castelão, Luís Mauro da Silva, Valdecy Alves do Nascimento, Sotera Sanches da Silva, Assunção Alves, Aparecido de Mello Escarmarhani, Riverarte, Marilde Cecília Ferreira, Sérgio Augusto Ramos, Agripino Soares de Magalhães, Rosângela Cacho Amados, Aline Maiara Pereira da Silva, Manoel Athayde Netto, Nargete de Oliveira Morilha, Cléber Ferreira de Britto, Izabete Martins Leite, Sandra Célia Nagler, Eliana Imanaga, Salvador Pereira Lescano, Ademir Macedo Alves, Júlio Horta Resquim, Mariano Antunes Cabral Silva e Walter Lambert também serão homenageados.
Conceição dos Bugres - A medalha leva o nome da artesã gaúcha, que nasceu em Povinho de Santiago (RS). Aos seis ela se mudou para o Estado e criou o principal artefato da iconografia sul-mato-grossense, o Bugre, esculpido em madeira com golpes secos e retos de facão e recoberto com cera de abelhas, com cabelos e detalhes inicialmente feitos com carvão e posteriormente substituídos por tinta preta.


Os bugres foram inicialmente vendidos nas feiras e depois exportados para países distantes, levando o nome do Estado a diferentes lugares. Após sua morte, em 1984, seu trabalho continuou sendo realizado pelo seu marido. Quem deu continuidade é seu neto Mariano.
sexta-feira, 17 de março de 2017

SUPERMERCADO PANTANAL

http://picasion.com/

RioverdeRV

LOJA QUEIMA TOTAL


http://picasion.com/

BARRACA DO PINHEIRO



http://picasion.com/

SUPERMERCADO PONTO CERTO

http://picasion.com/

MERCEARIA NOVA CANAÃ

http://www.rioverdems.com/

LOJA TÔ NA MODA

http://picasion.com/

MERCEARIA TUNTUN

http://picasion.com/