CIDADES
INTERNACIONAL
terça-feira, 27 de dezembro de 2016
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Seminário permitiu viagem ao folclore e à história de Rio Verde, Coxim, do Brasil e da América do Sul.


Uma das ações mais importantes do período colonial brasileiro, as expedições exploratórias originárias de São Paulo, em busca das riquezas do interior do País, chamadas de rotas das monções, é a base de um evento que foi realizado, na região norte do Estado. O Seminário Regional do Folclore Monçoeiro na Rota Norte de Mato Grosso do Sul teve inicio na quarta-feira (14), com recursos do FIC - Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul. 
As ações foram desenvolvidas em duas unidades de conservação (áreas de preservação ambiental), a APA Sete Quedas do Rio Verde e a APA Rio-Cênico Rotas Monçoeiras (Rio Coxim) e foram realizados seminários com palestras, debates, performances artístico-culturais e reconstituições de trajetos, terrestres e fluviais, em que se discute, estuda, resgata e projeta-se o folclore da região através da temática da Rota das Monções em MS. 


Embalado pelas músicas, poesias, danças, causos e performances teatrais de cunho folclórico da Trupe Monçoeira, nome dado ao grupo de artistas que acompanham o evento, o “I Seminário Regional do Folclore Monçoeiro na Rota Norte de Mato Grosso do Sul” traz a história e a cultura de Mato Grosso do Sul através de seu conjunto de manifestações típicas, materiais, simbólicas e folguedos populares diversos, dentro de uma grande celebração cultural festiva, ainda muito presente no cotidiano de comunidades rurais e ribeirinhas em meio às águas pantaneiras da região. Pretende-se, com esta proposta, realizar um dia de atividades teóricas (debates, palestras e estudos) e dois de práticas (incursões fluvial e terrestre) sob forma de seminário, sempre com performances temáticas da Trupe Monçoeira. Folclore, cultura, alegria, história e autoconhecimento são o lema do “I Seminário Regional do Folclore Monçoeiro na Rota Norte de Mato Grosso do Sul”, que busca alcançar a todos os que se encontram isolados em águas pantaneiras em meio ao “Mar dos Xarayés”. Segundo o proponente e executor do projeto, o turismólogo Ariel Albrecht, “…é graças à política para a cultura do Governo do Estado, através do próprio FIC e também da Sectei – Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, que a valorização da identidade cultural do povo sul-mato-grossense pode ser reavivada e valorizada, proporcionando meios de sustento para artistas e produtores culturais, gerando emprego e renda para comunidades e divisas para os municípios”. 

Para o superintendente do FIC, Ricardo Maia, o grande objetivo do fundo é o de fomentar a cultura, proporcionando o acesso da população e contribuindo para o desenvolvimento das artes em todas as suas dimensões. “Certamente o seminário traz uma contribuição muito grande para fortalecer e promover o folclore e valorizar a Rota das Monções”. Athayde Nery, Secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, destaca a importância de se ter uma visão ampla da cultura, atendendo todas atividades e descentralizando os investimentos. “Passamos por um momento de consolidação das políticas públicas para a cultura e o FIC é o principal instrumento de fomento que dispomos, o governador Reinaldo entende essa importância e estamos trabalhando em conjunto para ampliarmos as ações, estimulando a produção, circulação e a participação da sociedade na definição dos rumos da cultura em nosso Estado”.
Na parte artística, a Trupe Monçoeira, nome dado ao grupo de artistas que acompanha o evento, enfatiza a história e a cultura de Mato Grosso do Sul por meio de seu conjunto de manifestações típicas, materiais, simbólicas e folguedos populares diversos, dentro de uma grande celebração cultural festiva, ainda muito presente no cotidiano de comunidades rurais e ribeirinhas. O projeto recebeu recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) para sua realização.
terça-feira, 27 de dezembro de 2016

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/