terça-feira, 17 de fevereiro de 2015
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Mesmo com cessar-fogo, exército e separatistas combatem na Ucrânia
Dois dias depois que o cessar-fogo acordado entre líderes europeus entrou em vigor, à meia noite de domingo (15), conflitos entre o exército ucraniano e forças separatistas foram registrados em Debaltseve, cidade estrategicamente posicionada entre Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.
Desde a entrada em vigor da trégua, pelo menos cinco soldados ucranianos foram mortos e nove ficaram feridos em conflitos em Debaltseve e Mariupol, cidade portuária cobiçada pelos rebeldes.
Segundo o acordo assinado na semana passada, a retirada da artilharia pesada com vista à criação de uma zona de desarmamento de até 140 km deveria começar nesta segunda-feira (16).
O porta-voz do exército ucraniano, Andriy Lysenko, disse hoje (17) que o exército está preparado para começar a baixar as armas, mas que só o fará quando o cessar-fogo for observado pelos rebeldes em toda a linha de confronto.
— Conflitos continuam na região de Debaltseve. Nossos homens estão em suas posições e têm o direito de abrir fogo em resposta aos ataques dos terroristas.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2015