quarta-feira, 12 de novembro de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
TV iraniana mostra voo de drone "pirata" feito a partir de modelo americano
A televisão estatal iraniana exibiu nesta quarta-feira imagens do voo de um dispositivo apresentado como uma réplica de um drone americano capturado em 2011. Na sequência de cerca de 30 segundos, exibida em um telejornal, pode-se ver o objeto voando, filmado a partir do solo e de um helicóptero. Uma autoridade da Guarda Revolucionária, a tropa de elite do regime, havia anunciado na segunda-feira que o dispositivo, copiado por engenheiros iranianos, tinha sido testado com sucesso.
A réplica iraniana "é mais leve, mais rápida e consome menos combustível" do que a original, disse à TV o general Amir Ali Hajizadeh, chefe da Força Aeroespacial da Guarda Revolucionária. O Irã planeja construir até março de 2015 outros três modelos deste dispositivo, cujo nome será escolhido pelos próprios iranianos em um concurso, acrescentou. A existência do drone "pirata" já havia sido revelada em maio pelos iranianos. Na ocasião, o aiatolá Ali Khamenei participou de uma cerimônia de apresentação e disse que a aeronave “é muito importante para as missões de reconhecimento”. Ainda faltava testar a aeronave oficialmente.
O drone iraniano foi feito a partir do US RQ-170 Sentinel, uma aeronave americana que foi apreendida por Teerã durante o que seria uma missão de espionagem das usinas nucleares iranianas. À época em que o avião foi capturado, a Casa Branca atribuiu o incidente a uma falha técnica, enquanto o Irã declarou ter derrubado a aeronave ao desestabilizar o seu sistema de localização. Militares e congressistas americanos tentaram minimizar a captura do drone, alegando que os técnicos do Irã não tinham tecnologia suficiente para copiar o modelo. O presidente Barack Obama pediu que o drone fosse devolvido.
quarta-feira, 12 de novembro de 2014