CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Quadrigêmeas indígenas estão juntas em quarto de maternidade em MS


As quadrigêmeas da indígena Denir Campos, que descobriu a gravidez de quatro bebês durante o parto normal em agosto, estão juntas no mesmo quarto da maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande. Há uma semana, Elizabete, que estava no Hospital Regional, foi transferida para a maternidade, onde já estavam Eliza, Elizete e Elizângela.
As bebês estão no setor do Projeto Canguru, onde três delas ainda precisam ganhar peso para atingir 2 quilos. Elizabete está com 2,070 kg, Elizângela e Elizete pesam 1,7 kg e Eliza tem 1,4 kg. Segundo a equipe médica, elas estão saudáveis, não correm riscos e devem ter alta daqui duas semanas.
Quadrigêmeas indígenas estão juntas em quarto de maternidade em MS (Foto: Cláudia Gaigher/ TV Morena)Pais de quadrigêmeas ajudam a cuidar das bebês
(Foto: Cláudia Gaigher/ TV Morena)
Enquanto isso, Denir e o pai das meninas, Odair Cândido, moram na maternidade e passam o dia cuidando das filhas. "Estou muito feliz de estar perto das minhas filhas. Não tem coisas melhor do que isso", afirmou Odair.
Denir disse que contou os dias para chegar o momento de ficar mais perto das bebês. "Faz dia que eu queria ficar junto delas. Me sinto feliz, né?", relatou.
Univitelinas, as quadrigêmeas nasceram no dia 28 de agosto, de 31 semanas, em um intervalo de 10 minutos entre elas, com pesos entre 890 gramas e 1,170 quilo.
Logo depois do parto, as bebês foram levadas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, onde permaneceram por cerca de um mês.
Depois foram transferidas para uma Unidade Intermediária (UI) e, em seguida, tiveram alta para ir para o quarto. Por conta da prematuridade, elas tiveram que passar por uma laserterapia nos olhos, para corrigir uma retinopatia e já enxergam normalmente.Segundo a pediatra responsável pelas bebês, Camila Amaral Gonçalves, as meninas tem desenviolvimento neurológico normal. "Hoje elas têm um desenvolvimento neurológico normal, mas a gente precisa que isso seja acompanhadao para garantir que no futuro sejam crianças que andem, caminhem, se desenvolvam e raciocinem", explicou.
Diariamente, as meninas fazem fisioterapia para estimular o desenvolvimento da musculatura. Elas também tomam cinco tipos de vitaminas em dosagens e horários diferentes.
Os medicamentos são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas o leita não. Por dia, elas usam uma lata de leite de 800 gramas de uma fórmula especial.
Cada lata custa em média R$ 60. No setor do projeto, cada bebê tem a sua planilha com cor diferente, para evitar a confusão. Além de Denir o pai das meninas, Odair Cândido, também ajuda a cuidar das meninas.
Casa de madeira e lona, onde mora família (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)Casa de madeira e lona, onde mora família
(Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)
Oito filhas
O casal tem outras quatro filhas, de 4, 7, 10 e 12 anos, que moram em Anastácio. As meninas  estão na fazenda com uma tia. A família mora em um barraco de dois cômodos, às margens da BR-262.
A renda da família depende do serviço de Odair, que é diarista em uma fazenda, já que Denir é dona de casa e não trabalha. Denir é mãe também de dois rapazes, de 18 e 19 anos, e uma menina de 22 anos, que não moram mais com ela.
Ajuda e doações
Por conta da condição financeira e social, a família das quadrigêmeas precisa de doações para as recém-nascidas, porque prepararam enxoval para gestação de gêmeas, apontada pelo único exame de ultrassom feito durante a gestação.
Por isso, uma campanha para recebimento de doações foi criada pela maternidade Cândido Mariano. A unidade informa que podem ser doadas fraldas. Roupas para meninas também serão aceitas. As doações podem ser feitas diretamente no hospital, localizado na rua Marechal Rondon, 2.644, Centro de Campo Grande.
Doações também podem ser feitas através de depósitos em dinheiro na conta poupança aberta por Odair. O número da agência é 4555 e da conta poupança é 0001958-6, na Caixa Econômica Federal, variação 13.
Odair e Denir passam o dia com as filhas na maternidade Cândido Mariano (Foto: Cláudia Gaigher/ TV Morena)Odair e Denir ficam com as filhas na maternidade Cândido Mariano (Foto: Cláudia Gaigher/ TV Morena)
sexta-feira, 31 de outubro de 2014

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/