CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Avião Russo chega com peças da cúpula do Aquário do Pantanal e mobiliza força-tarefa


As sete estruturas de acrílico que formarão a cúpula do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ictiofauna Pantaneira, o Aquário do Pantanal, chegaram na noite de ontem (25), em Campo Grande, e serão instaladas dentro de um mês, conforme previsão dos engenheiros da obra em construção pelo Governo de Mato Grosso do Sul no Parque das Nações Indígenas. As peças foram importadas dos Estados Unidos e pesam 12 toneladas. Os equipamentos foram transportados pelo avião Ilyushin II-76, um dos maiores cargueiros do mundo. É a primeira vez que o Aeroporto Internacional de Campo Grande recebe um avião deste porte.

O transporte das peças exigiu uma verdadeira “força-tarefa”, que mobilizou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civila, Polícia Federal e a Receita Federal. Só para o descarregamento das peças, foram gastos mais de 5 horas. O material transportado por duas carretas chegou ao canteiro da obra às 4h.  As peças do cilindro tem espessura de 16 centímetros, enquanto as da cúpula, 8 centímetros.
De acordo com o projeto, agora só falta chegar as peças que irão compor a galeria que fica na entrada da obra. As peças devem vir dos Estados Unidos até o Porto de Santos, em São Paulo, e seguir via rodovia até Campo Grande. A previsão é que a obra, em execução na avenida Afonso Pena, fique pronta até dezembro. Conforme último relatório divulgado pelo TCE (Tribunal de Contas Estadual), a obra já está 85% concluída.

O Aquário

Serão cerca de sete mil animais em exposição em 25 tanques, alguns com possibilidade de mergulho. Em junho, equipes da Embrapa Pantanal e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) começaram a capturar os 12 mil exemplares de répteis e mamíferos. Serão 269 espécies, entre peixes, jacarés, ariranhas, lontras e sucuris. Com destaque para o que levará o nome de rio Paraguai. A estrutura terá 1,3 milhão de litros de água e vai formar um túnel. O saguão terá formato de semente, desenhado pelo arquiteto Ruy Ohtake.

Foto: Rodrigo Gordin / Segov

O Aquário do Pantanal será um centro de pesquisas, muito além de um lugar de visitação. Serão seis laboratórios no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ictiofauna Pantaneira, nome oficial do espaço. A construção teve início em 2011. O projeto inclui biblioteca, museu interativo, telões 3D, laboratório, auditório, salas para exposição e praça de alimentação.

O Aquário do Pantanal será o maior de água doce do mundo e terá uma cobertura complexa que vai abrigar 24 tanques para representar os Rios Miranda, Piquiri e Paraguai.
Topmidia
sexta-feira, 26 de setembro de 2014

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/