CIDADES
INTERNACIONAL
quarta-feira, 2 de julho de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Em 1° Competição da SED, meninas compartilham sonho de uma carreira na Ginástica Rítmica

A aluna sonha em disputar uma Olimpíada. (Foto: Geovanni Gomes)
As roupas coloridas e cheias de paetês e os movimentos graciosos deixam qualquer espectador encantado com a Ginástica Rítmica. Mas por traz dos inúmeros sorrisos presentes em cada coreografia há histórias de muito esforço e inúmeros sonhos em uma modalidade ainda pouco explorada em Mato Grosso do Sul. O 1º Campeonato da Secretaria Estadual de Educação, que começou nesta terça-feira (01), em Campo Grande, reúne cerca de 50 atletas como estas.

Alunas de 12 escolas, com idades entre 11 e 17 anos, participam do evento, que é fruto de um projeto desenvolvido nas escolas estaduais que acompanha o esporte engatinhar no estado. De acordo com a técnica do Comitê de Cultura e Esporte de MS, Andréia Cristina da Silva Albuquerque, até então eram realizados apenas festivais com participação e premiação de todas as atletas. "Desta vez é uma competição. Durante sete anos eram apenas apresentações", explica.

Nervosismo, ansiedade e inseguranças são o que parece ser compartilhado com a treinadora antes da atleta Jennifer Soares, 10 anos, entrar no tablado para a competição individual de mãos livres, praticada sem nenhum dos aparelhos. Tendo apenas a harmonia, graça e beleza para convencer os avaliadores, ela se empenhou e arrancou aplausos, praticamente composto de familiares, em sua primeira apresentação.

Jennifer treina há cinco anos por meio de projeto na escola (Foto: Geovanni Gomes)

Apesar da pouca idade, Jennifer  já soma cinco anos na prática do esporte. Participou desde a primeira turma do projeto, na Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, localizada no bairro São Francisco, região central da Capital. Conforme a mãe da garota, a dona de casa, Silvana Soares, 29 anos, o nervosismo começa a bater no coração da pequena atleta. "Ela está preocupada, porque no ano que vem vai precisa mudar de período e talvez não tenha mais como participar das aulas", afirma.

Embora a mãe garanta que vai dar um jeito de ela continuar os treinos, a aflição tem explicação, já que a menina vê o esporte como uma carreira a ser seguida. "Sonho em disputar uma Olimpíada e depois me tornar professora de ginástica rítmica", afirma determinada. A mãe diz dar todo apoio que pode para que a menina siga neste caminho.



Apesar de esforço de quase uma década do projeto nas escolas estaduais, não são todos os municípios que tiveram condições de levar suas atletas para a competição. A equipe de Rio Verde, distante 196 quilômetros de Campo Grande, foi a única do interior do estado a comparecer ao campeonato. "Enfrentamos quatro horas de viagem", afirmou a professora Dayane Couto, 29 anos, que mesmo grávida fez questão de acompanhar as alunas.

Tocando o projeto, juntamente, com a professora Dircilei Couto, 29 anos, Dayane afirma que a dupla atende cerca de 200 meninas do município, porém apenas 13 puderam estar presentes na competição. "Entre as coisas que podemos proporcionar é a oportunidade de elas conhecer novos locais com as viagens para competição", afirma a professor mantendo o pé no chão, bem diferente de suas alunas.
Topmidiams
quarta-feira, 2 de julho de 2014

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/