CIDADES
INTERNACIONAL
quarta-feira, 4 de junho de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Espanha: Milhares de pessoas saíram às ruas a favor da República depois da abdicação


O primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy rechaçou nesta terça-feira qualquer possibilidade de se realizar um referendo sobre o fim da monarquia no país. O premiê destacou que uma consulta popular neste sentido exigiria mudanças na Constituição, que institui o rei como chefe de Estado. Milhares de pessoas foram às ruas de Madri e outras importantes cidades espanholas ontem para pedir o fim da monarquia, depois de o rei Juan Carlos anunciar suaabdicação do trono em favor do príncipe Felipe.
“Qualquer um que não goste da Constituição pode propor uma reforma constitucional. Qualquer um tem o direito de fazer isso. Mas você não pode passar por cima da lei em uma democracia”, disse Rajoy, em alusão à tentativa de integrantes dos partidos Esquerda Unida, Equo e Podemos de organizar um referendo pelo fim da monarquia. Rajoy ressaltou que a família real conta com o “apoio da grande maioria da Espanha”. A maioria dos parlamentares, especialmente da legenda governista do premiê, o Partido Popular (PP), apoia a Lei Orgânicaque terá de passar pelo Congresso para que o príncipe Felipe seja proclamado o novo rei.
O jornal The Wall Street Journal destaca o resultado de uma pesquisa da agência Sigma Dos, realizada em janeiro, segundo o qual a monarquia espanhola enfrenta sua pior crise de popularidade desde que Juan Carlos assumiu o trono, em 1975. Segundo o levantamento, 49,9% dos cidadãos espanhóis são favoráveis à família real.
Atitudes do rei Juan Carlos foram alvo de críticas recentemente, como uma viagem à África realizada no auge da crise financeira na Espanha, em 2012. O fato de membros da família real serem citados em casos de corrupção também não contribui para a popularidade da monarquia. A infanta Cristina de Bourbon, filha do rei, está envolvida em denúncias de desvio de dinheiro no Instituto Nóos, administrado por ela e pelo marido Iñaki Urdangarin. Em fevereiro, Cristina depôs à Justiça no caso – foi primeira vez que um membro da família real espanholatestemunhou judicialmente.
VEJA
quarta-feira, 4 de junho de 2014

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/