Primavera chegando: estação traz temperaturas altas a Mato Grosso do Sul
Como canta Nando Reis: “Espera a primavera”. A estação se aproxima com a expectativa de calorão para os próximos dias em Mato Grosso do Sul. Contudo, o clima deve ser menos extremo comparado ao período registrado em 2023, quando até uma nuvem de poeira comprometeu a qualidade do ar em Campo Grande e outras cidades.
A estação começa oficialmente em MS no dia 22 de setembro, sendo considerada um período de transição entre a seca do inverno e as chuvas do verão na região central do Brasil. Nesse período, é comum a maior ocorrência de tempestades de rápida duração, chuvas intensas, fortes rajadas de vento e possibilidade de granizo. Vinicius Sperling, meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), explica que a estação recebe o início da convergência de umidade vinda da Amazônia e o retorno mais regular das chuvas. No entanto, a primavera também registra elevação gradativa das temperaturas, devido à maior incidência de raios solares.
Calor intenso
“Quando não se estabelecem as chuvas regulares, a gente tem as maiores temperaturas do ano aqui no Estado. Se observarmos o ranking de 2023, as maiores temperaturas foram todas no final de setembro e início de outubro, temperaturas absurdas. Então, vamos ter um calorão nos próximos dias, até que essas chuvas se estabeleçam”.
Por enquanto, os modelos de análises meteorológicas não indicam chuvas significativas. Ou seja, ainda não é possível afirmar que as chuvas ficarão abaixo, na média ou acima do esperado para a estação.
Historicamente, essa combinação faz com que os meses de primavera sejam os mais quentes do ano em Mato Grosso do Sul, em especial o mês de outubro, que é o mês mais quente do ano em vários municípios do Estado.
“Você tem o ar muito quente, típico da nossa região, e em outubro as maiores temperaturas do ano. Logo, vem uma frente fria de pouca intensidade, pois já perde a força nessa época do ano, e ela causa um choque térmico. Consequentemente, vêm aquelas tempestades entre setembro e outubro, que a gente vê com mais frequência, com chuva de granizo e vendaval”.
Midiamaxnews
domingo, 14 de setembro de 2025