Cinema em MS: cineasta e associação cultural indígena recebem homenagem
Nesta sexta-feira (25), a Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) homenageia a cineasta Marineti Pinheiro e a Ascuri (Associação Cultural de Realizadores Indígenas), durante o XXVII Encontro. O evento ocorre na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), às 17h.
Marineti foi escolhida pela sua contribuição ao cinema e audiovisual, em especial pelas pesquisas que resultaram nos primeiros livros sobre cinema em Mato Grosso do Sul. “Salas de Sonhos – Histórias dos cinemas de Campo Grande” (2008) e “Salas de Sonhos II – Memória dos cinemas de Mato Grosso do Sul” (2010) foram lançados pela editora da UFMS. A cineasta também coordenou o MIS (Museu da Imagem e do Som de MS), de 2015 a 2022.
Já a Ascuri, se destaca pelo trabalho em coletividade. O grupo de jovens que participam da associação, idealizada em 2008, buscam, por meio da linguagem cinematográfica, desenvolver estratégias de formação, resistência e fortalecimento do tradicional jeito de ser indígena.
Com o tema “Desver o mundo e reinventar a cena”, a Socine desse ano aborda a relevância de cenas audiovisuais para além do eixo, como produções indígena e dos nossos vizinhos bolivianos e paraguaios. O evento acontece de 23 a 27 de outubro, na UFMS.
Midiamaxnews