CIDADES
INTERNACIONAL
sábado, 4 de maio de 2024
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Livros infantis para conscientizar sobre o Pantanal são divulgados em São Paulo

 


Foi lançada recentemente, no Ateliê Aberto Tomie Ohtake, em São Paulo, c coleção "Vozes do Pantanal", composta de cinco livros e, ainda, o jogo de memória e quebra-cabeças "O Pantanal é Animal", com conteúdo voltado ao público infantil e que visa à conscientização ambiental e, ainda, o engajamento comunitário.

Vale salientar, essa é uma iniciativa socioeducativa que foi lançada originalmente, de forma gratuita, em 49 escolas da rede pública de ensino fundamental dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, ainda em março. Além dos livros e dos jogos, também foram distribuídos miniguias de identificação de espécies.

Em São Paulo, o evento foi sediado no Ateliê Aberto do Instituto Tomie Ohtake, que, até 12 de maio, também apresenta a exposição manifesto Água Pantanal Fogo. Idealizada em parceria do instituto paulistano com o Documenta Pantanal, a mostra tem curadoria de Eder Chiodetto e reúne fotografias de Lalo de Almeida e Luciano Candisani, dois dos mais importantes foto-documentaristas brasileiros dedicados à questão ambiental. 

Jogos e miniguias

Os kits desenvolvidos pela Chalana Esperança também incluem a coleção Pantanal é Animal, composta de um jogo de memória recomendado para crianças acima de 3 anos e formado por 12 cartas com imagens de bichos do Pantanal, e um quebra-cabeças com 60 peças, ambos também ilustrados por Cecília Saro. 

O conteúdo educativo é completado com a série de cinco miniguias de identificação de espécies intitulado Animais do Pantanal. Criados com a colaboração de diversos fotógrafos engajados com a defesa do bioma, os miniguias são uma forma de difusão do conhecimento sobre a biodiversidade pantaneira a partir de quatro grupos taxonômicos: aves, mamíferos, répteis e anfíbios.
 
Com mais de 150 espécies típicas do Pantanal, 35 delas estão em destaque no miniguia de mamíferos. Répteis e anfíbios, que correspondem a cerca de 170 espécies de serpentes, sapos e lagartos encontrados no bioma, tem 32 espécies catalogadas. Mamíferos, com mais de 150 espécies, tem um recorte de 35 destaques. O guia de aves, pela enorme diversidade do grupo, teve de ser desdobrado em três volumes: com cerca de 2 mil espécies em todo o País, 600 delas estão no Pantanal e 132 representantes do bioma foram selecionadas na publicação. 

Parcerias

Manifestações de interesse no material e de futuras parcerias institucionais que possibilitem a reimpressão dos livros, jogos e miniguias podem ser encaminhadas nos canais de comunicação do Acaia Pantanal (acaiapantanal@acaia.org.br) ,da Chalana Esperança (chalanaesperanca@gmail.com) e Documenta Pantanal (documentapantanal@gmail.com). 

Vozes do Pantanal 

Em meio aos incêndios florestais que devastaram 26% do bioma sul-mato-grossense em 2020, a coleção Vozes do Pantanal foi idealizada pela Chalana Esperança, projeto criado por quatro biólogas: Daniella França, Luciana Leite, Lua Benício e Cecília Licarião. 

Editada com o apoio institucional do Documenta Pantanal e do Acaia Pantanal, a coleção teve início com o lançamento de Fogo no Pantanal: a deusa da chuva está machucada, primeiro de cinco títulos voltados à sensibilização das novas gerações sobre a importância da preservação de um dos mais ricos ecossistemas do Brasil.  

Com narrativa estruturada a partir de poemas criados por Luciana Leite, Fogo no Pantanal reúne versos lúdicos que dialogam com as ilustrações multicoloridas da artista visual Cecília Saro, responsável pelo projeto gráfico das cinco publicações. 

Neste primeiro livro é revelado o drama da onça-pintada Amanaci. Vítima dos incêndios florestais que em 2020 causaram a morte de mais de 17 milhões de animais do Pantanal, Amanaci teve as patas severamente feridas e foi resgatada e tratada pelo Instituto Nex, um criadouro conservacionista que há 21 anos luta contra a extinção da onça-pintada no Brasil. 

Luciana Leite é também autora de Tambanduá-Bandeira e as Estradas do Pantanal, obra que chama a atenção para os reincidentes atropelamentos de animais de diferentes portes da fauna do bioma registrados, sobretudo, na BR-262, principal rodovia de acesso ao Pantanal. 

Doutora em Zoologia e coordenadora de Educação Para Conservação da Chalana Esperança, Daniella França assina os outros três títulos da coleção. 

São eles: Carta do Jacaré-do-Pantanal, que aborda a questão da caça predatória; A Arara-Azul e a Caixinha da Esperança, que destaca as consequências do desmatamento para a perda do hábitat de espécies ameaçadas de extinção e presta um tributo ao trabalho da bióloga Neiva Guedes, presidente do Instituto Arara Azul; e A Grande Aventura do Pintado na Piracema, que adverte para as consequências da pesca ilegal. 

Sobre a Chalana Esperança 

A Chalana Esperança é um projeto fundado pelas biólogas Daniella França, Luciana Leite, Lua Benício e Cecília Licarião com o apoio do Instituto Espaço Silvestre, em resposta aos incêndios que destruíram cerca de 30% do Pantanal em 2020. Com o propósito de ser uma ponte para boas ações, unindo voluntários e instituições, o projeto segue comprometido com a missão de lutar pela conservação do Pantanal a partir do envolvimento comunitário e da articulação com entidades locais, regionais e globais que sejam verdadeiramente engajadas com a proteção da biodiversidade e do bem-viver de comunidades tradicionais.

Sobre o Acaia Pantanal 

O Acaia Pantanal vem, desde 2008, atuando no Pantanal em prol do desenvolvimento humano e social do Pantanal por meio de ações educativas integradas à preservação do bioma. Por meio de uma escola em regime de alternância oferece ensino fundamental às crianças ribeirinhas, e atua junto ao público jovem e adulto ribeirinho em atividades de geração de renda, saúde, combate ao fogo e apoio à continuidade de estudos, dentre outras ações. Em parceria com diversas organizações e órgãos públicos atua na formação de professores da rede municipal de Corumbá e acadêmicos de faculdades de pedagogia de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Sobre o Documenta Pantanal

O Documenta Pantanal é uma iniciativa que conecta profissionais de áreas diversas, ambientalistas e ONGs, para defender o bioma e sensibilizar o público sobre suas urgências. Articulando cineastas, fotógrafos, artistas, cientistas, juristas e representantes do governo e do terceiro setor, produz e apoia documentários, livros, campanhas e reportagens. Suas ações denunciam os efeitos da mudança climática e da ação humana sobre o bioma, apontam soluções e geram recursos de proteção.

Serviço:

Documenta Pantanal: www.documentapantanal.com.br
Chalana Esperança: www.espacosilvestre.org.br/chalanaesperança
Acaia Pantanal: www.acaia.org.br/pantanal

sábado, 4 de maio de 2024

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/