CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 22 de março de 2024
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Morta por trator de Israel: a jovem que virou símbolo da luta palestina

 Atropelada por trator israelense em março de 2003, ativista norte-americana Rachel Corrie segue como símbolo de luta na Palestina

Há 21 anos, a jovem norte-americana Rachel Corrie, de 23 anos, foi atropelada por um trator conduzido por um soldado israelense em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Ela era uma das ativistas internacionais que protestavam contra a demolição de casas de palestinos por forças israelenses na região, em março de 2003.

Hoje, enquanto o estado de Israel ameaça lançar uma ofensiva contra Rafah, onde mais de 1,5 milhão de palestinos se refugiam da guerra, segundo a ONU, portais internacionais de notícias e pessoas ligadas à ativista relembram sua história como um símbolo de luta em defesa dos direitos humanos na Palestina.

Conheça a história

Rachel Corrie, ativista morta atropelada por trator israelense em Rafah, em março de 2003
Rachel Corrie, ativista morta atropelada por trator israelense em Rafah, em março de 2003Imagem: Getty Images

Em março de 2003, voluntários estrangeiros, entre eles Rachel Corrie, dos EUA, integravam o MSI (Movimento de Solidariedade Internacional), liderado por palestinos que buscavam apoio à resistência não violenta contra a ocupação israelense de territórios na Palestina.

Naquele período, palestinos e ativistas estrangeiros lutavam contra a demolição de casas em Rafah, município no sul da Faixa de Gaza, pelas forças israelenses, que pretendiam desocupar a região e criar uma zona estratégica de cessar-fogo na fronteira.

Quando os palestinos nos chamavam, nós geralmente saíamos para protestar em frente aos tratores blindados de Israel, tentando interceder caso eles tentassem demolir uma casa,lembrou Tom Dale, voluntário do MSI, em relato publicado recentemente na revista norte-americana Jacobin.

Em 27 de fevereiro de 2003, semanas antes de morrer, Rachel enviou um e-mail a sua mãe com um relato do que estava testemunhando na região de Gaza em disputa, conforme divulgado no site do MSI:

"Só quero contar que eu estou testemunhando um genocídio crônico e insidioso, que estou muito assustada e questionando as minhas crenças na bondade da natureza humana. Isso tem de cessar. Eu acho que é uma boa ideia largarmos tudo o que estamos fazendo e dedicar nossas vidas a fazer isso parar. Eu não acho que isso seja algo extremista a se fazer".

Relato de testemunhas

Em 16 de março daquele ano, Rachel recebeu a ligação de uma companheira do MSI e foi avisada que a casa de Samir Nasrallah, um farmacêutico conhecido da região, estava prestes a ser demolida, segundo informações apuradas pela revista norte-americana Mother Jones, que acompanha até hoje as repercussões do caso.

sexta-feira, 22 de março de 2024

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/