CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 30 de junho de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Rio Verde (MS): ūĚźĄm 1975, o frio em v√°rias cidades da regi√£o norte de MS, foi de -2°C negativos.

 


No dia 18 de junho de 1975, h√° 48 anos atr√°s, uma geada dizimou as planta√ß√Ķes de caf√© em todo MS e em Rio Verde de Mato Grosso, Bandeirantes, Camapu√£, *S√£o Gabriel do Oeste, eliminou tamb√©m todas as lavouras e as em fase de crescimento nessas regi√Ķes.

Se uma onda de frio polar como a de 1975, ocorresse novamente no Brasil, fato este que jamais pode ser descartado, seria o caos sobre o caos.
Conforme jornais da √©poca e o servi√ßo de metereologia da Base A√©rea de Mato Grosso, em 17 de julho de 1975 a temperatura m√≠nima registrada em Camapu√£, Rio Verde de Mato Grosso e S√£o Gabriel do Oeste foi de -2°C negativos com sensa√ß√£o de -3°C negativos. 
A potente onda de ar frio de1975 atravessou completamente a linha do Equador levando queda bruscas de temperatura em Estados como Amazonas e Roraima.
Nos anos 70/80, Bandeirantes, Camapu√£, Rio Verde de Mato Grosso e S√£o Gabriel do oeste, (desmembrado em 1980), eram os munic√≠pios, que despertaram a possibilidade de utilizar a √°rea do cerrado para planta√ß√£o de caf√© e partir de 1971, v√°rias fazendas cultivavam o CAF√ą, mas a geada acabou com tudo. 
Nesses munic√≠pios, o crescimento das lavouras de caf√© e banana perdiam-se de vista. 
Havia planta√ß√Ķes de caf√© na regi√£o do Posto S√£o Pedro, Congonhas, Capim Branco, Cervinho, antigo Posto Gua√≠ba, Matadeira, Areado etc...
Nos livro de geografia e estudos sociais escolares, figuravam como grandes municípios produtores de café no estado.
O jornalista e historiador, da √©poca Hildeberto Rubin Al√©ssio, lembra que naquele fat√≠dico ano, produtores rurais de cidades como Jaraguari, S√£o Gabriel do Oeste, Bandeirantes, Camapu√£, Rio Verde de Mato Grosso, Aquidauana e Miranda apostaram seus investimentos e peda√ßos de terras no plantio do gr√£o. 
Muitos procuraram empréstimo com bancos para investir no sonho da agricultura do café.
Arquivo Histórico de Rio Verde
Mas a for√ßa da natureza n√£o teria pena dos sonhos depositados naqueles cafezais. 
Ficaram os d√©bitos junto ao Banco Brasil, pois n√£o tinham o seguro nem financiamento como hoje. 
Anos mais tarde foram obrigados a vender suas terras para outras pessoas. 
Ficaram sem nada, ficaram pessoas empobrecidas, mesmo tendo feito o plantio correto e orientado pelo “IBC”, (Instituto Brasileiro do Caf√©), comentou Al√©ssio. 
O historiador relembra que muitos não suportaram a situação e, em depressão, atentaram contra a própria vida.
Conforme o Jornal Correio do Estado na √©poca “O dia amanheceu gelado em 17 de julho de 1975 e o frio trouxe neve, morte e preju√≠zos. 
A cafeicultura do Mato Grosso do Sul, foi "dizimada" pela geada. Estimavam-se na √©poca que mais de 40 milh√Ķes de p√©s de caf√©s foram queimados pela geada. 
No clarear do dia, de 8h, 9h, o pé de café começou a ficar marrom e queimou tudo, as folhas ficaram igual chocolate derretido.
Do pantanal, chegou a informação da morte de pelo menos 20 mil cabeças de gado.
Naquele ano, as cidades de Ponta Por√£, Campo Grande e Dourados amanheceram cobertas com camadas de gelo, e no sul do estado, cidades ficaram sob o impacto de -4°C graus negativos. Uma grossa camada de gelo cobria casas, parte de algumas ruas, lavouras e autom√≥veis. Po√ßas d'√°gua congelavam numa espessura de dois a seis cent√≠metros.
Em Rio Verde de Mato Grosso, j√° foram registradas geadas intensas como o frios hist√≥ricos registrados em 1955,1963,1975,1985 e 1994, que fizeram os term√īmetros registrarem temperaturas negativas em todo o Estado.
Recentemente, o frio registrado no m√™s de junho deste ano de 2023, causou preju√≠zos em algumas fazendas do pantanal de Rio Verde de Mato Grosso, onde conforme informa√ß√Ķes 398 cabe√ßas de gado morreram em decorr√™ncia das baixas temperaturas registradas.
A geada dos referidos anos no estado, chegou a causar mortes também de pessoas e animais, além de prejuízos em lavouras.

Pesquisa: Paulo Sérgio Rodrigues
Fotos do Cafezal: Paraná/ Integração Nacional/ IBC/Google
Fontes: IBC, Correio do Estado, uolmidiamaxnews, Prefeitura de São Gabriel do Oeste, Noticias de Rio Verde, dados do Jornal A Gazeta/Curitiba РIBGE РMinistério da Integração Nacional - INMET/Folha de Londrina
https://www.facebook.com/rioverdems
sexta-feira, 30 de junho de 2023

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/