CIDADES
INTERNACIONAL
terça-feira, 2 de maio de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Mais Médicos preenche 54 das 57 vagas destinadas a Mato Grosso do Sul

 


Foram disponibilizadas 57 vagas para o Estado, sendo 54 preenchidas. As três restantes foram dispensadas pelo município de Ponta Porã que, da oferta inicial de oito vagas, ficou com cinco delas.

Secretário Municipal de Saúde de Ponta Porã, Patrick Derzi afirma que o motivo para a adesão parcial é que o quadro de médicos das unidades básicas de saúde locais já está completo. "Para contratar os outros três médicos, teria que demitir os profissionais já contratados, que são muito bons e compõem a equipe muito boa de saúde que temos hoje", justifica.

Os cinco médicos do programa federal que deverão ir para Ponta Porã na nova fase do programa vão se juntar a outros quatro profissionais também do Mais Médicos, que já trabalham no município. Ainda de acordo com o secretário, a região chegou a ter 11 ou 12 médicos do governo federal em anos anteriores. "Com a mais recente adesão, o total será nove", contabiliza.

As novas contratações vão demandar remanejamentos e ampliação de serviços no município, que faz fronteira com o Paraguai. A previsão, conforme o titular da pasta de Saúde, é inserir profissionais para atendimento no Assentamento Itamarati e para atender a alta demanda nos postos de saúde relacionada às doenças causadas pelo Aedes aegypti e vírus respiratórios.

A vinda dos cinco profissionais vão trazer economia de R$ 110 mil reais aos cofres de Ponta Porã, já que o governo federal paga uma bolsa-formação aos profissionais do programa. "Além de reforçar o quadro, representa essa economia ao município, então, é de nosso interesse fazer a adesão", pontua o secretário municipal.

Outros municípios de MS - Em Mato Grosso do Sul, três dos 31 municípios foram classificados pelo Ministério da Saúde como de alta vulnerabilidade na área de saúde: Caarapó, Miranda e Paranhos. Eles deverão receber, cada um, um médico do programa federal.

As cidades do Estado que aderiram às vagas são Alcinópolis (1), Angélica (1), Antônio João (1), Aquidauana (1), Bela Vista (1), Bonito (2), Brasilândia (1), Caarapó (1), Campo Grande (9), Cassilândia (1) Coronel Sapucaia (1), Corumbá (1), Costa Rica (1), Coxim (1), Dois Irmãos do Buriti (2), Dourados (2), Figueirão (1), Itaporã (1), Itaquiraí (1), Jardim (1), Ladário (1), Miranda (1), Mundo Novo (2), Nioaque (3), Nova Andradina (4), Paranhos (1), Pedro Gomes (1), Ponta Porã (5), Porto Murtinho (1), Rio Verde de Mato Grosso (2) e Sete Quedas (2).

No País - O Ministério da Saúde informou que o Programa Mais Médicos alcançou a adesão de 99% dos municípios contemplados no último edital. Das 6.252 vagas disponibilizadas no País, 6.169 foram indicadas pelas cidades para preenchimento.

Do total de vagas, 47% estavam destinadas a regiões de alta vulnerabilidade ou de extrema pobreza.

De todas as 2.074 cidades com vagas previstas, apenas 31 não renovaram a adesão, enquanto 15 escolheram pelo quantitativo parcial de vagas estabelecidas. Ficaram sem preenchimento 83 vagas.

CGNews

terça-feira, 2 de maio de 2023

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/