CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 26 de maio de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Gripe aviária mata quase 9 mil animais marinhos e se espalha no Chile

 


Quase 9.000 lobos-marinhos, pinguins-de-Humboldt, lontras-marinhas, cetáceos menores e um huillín morreram até agora este ano devido à gripe aviária que está afetando severamente a costa norte do Chile.

Os dados do Serviço Nacional de Pesca (Sernapesca), divulgados nesta quinta-feira (25), mostram que a doença - que conseguiu se transmitir para mamíferos marinhos - está presente em 12 das 16 regiões do país. A última espécie afetada é o huillín, um tipo de lontra que também é um mamífero marinho, que encalhou na região de Magallanes, mais ao sul do país.

"Ao ter uma nova espécie e região confirmada, ativam-se os protocolos de vigilância ativa da costa, coordenando o enterro dos animais encalhados com as autoridades responsáveis, buscando assim evitar a propagação do vírus", afirmou o diretor nacional em exercício do Sernapesca, Esteban Donoso.

Até agora, no total, "foram contabilizados 7.654 exemplares de lobos-marinhos, 1.186 pinguins-de-Humboldt, 25 lontras-marinhas, 19 marsopas, 12 golfinhos-chilenos e 1 huillín encalhados mortos nas costas do país", informou o Sernageomín em um comunicado.

As costas do norte do país são as mais afetadas. No fim de semana passado, nas praias da região de Chañaral, foram encontrados mortos mais de 227 lobos-marinhos e 45 pinguins-de-Humboldt.

No final de março, o Chile relatou o primeiro caso de contágio de gripe aviária em humanos: um homem de 53 anos que teve um quadro de influenza "grave".

De acordo com as autoridades de Saúde do Chile, não há transmissão de pessoa para pessoa. Os humanos contraem a gripe aviária apenas por contato com animais doentes.

O país também detectou o vírus em aves silvestres.

© Agence France-Presse

sexta-feira, 26 de maio de 2023

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/