CIDADES
INTERNACIONAL
quinta-feira, 18 de maio de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

BARRAGEM GIGANTE NA CHINA ESTÁ DESACELERANDO ROTAÇÃO DA TERRA

 


A represa das Três Gargantas, construída na China, chama atenção pela sua incrível capacidade de reter 42 bilhões de toneladas de água quando estiver totalmente operacional. Porém, esse não é o fator mais impactante de sua existência. De acordo com cientistas, tamanha quantidade de água retida em um mesmo lugar poderia mudar a rotação da Terra.

Logo, isso também faria com que os dias se tornassem um pouco mais longos do que o normal. A barragem feita de aço e concreto possui mais de 2,3 km de comprimento, cerca de 182 metros de altura e tem dado o que falar na imprensa internacional.

A barragem das Três Gargantas

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Construída entre os três desfiladeiros adjacentes Outang, Wu e Xiling, a barragem das Três Gargantas foi originalmente criada por Sun Yat-Sen, conhecido por ser o "pai da China moderna". Em um artigo, o pesquisador acreditava que tal represa ajudaria a desenvolver as indústrias manufatureiras em seu país.

Além disso, a barragem naquela região ajudaria a controlar as inundações no rio Yangtze, ao mesmo tempo que simbolizaria um "novo poder chinês". O projeto foi virar realidade somente em 1946, mas teve que ser abandonado durante a Segunda Guerra Mundial. As obras só foram finalizadas em 2012, custando algo entre US$ 25 bilhões e US$ 37 bilhões para os cofres chineses. Também é importante ressaltar que essa é uma obra que causou muita preocupação ambiental, esteve envolvida em esquemas de corrupção na política chinesa e foi parada inúmeras vezes por outros problemas externos.

Atualmente, a represa serve de lar para 6,4 mil espécies de plantas, 3,4 mil espécies de insetos, 300 espécies de peixes e mais de 500 espécies de vertebrados terrestres. Contudo, a erosão existente em seu reservatório provocou deslizamentos de terra recentes que não apenas ameaçou alguns desses animais, mas quase paralisou algumas das maiores pescarias do mundo no Mar da China Oriental.

Diminuição na rotação da Terra

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Recentemente, a NASA confirmou em relatório que a barragem das Três Gargantas foi responsável por retardar a rotação do nosso planeta. De acordo com os pesquisadores, todo esse fenômeno pode ser explicado pela 1ª Lei de Newton — o Princípio da Inércia.

Quando a represa está operando em sua capacidade máxima, seu reservatório é capaz de reter 42 bilhões de toneladas de água. Isso, por sua vez, faz com que a Terra perca um pouco de força ao girar. Uma mudança na massa desse tamanho na superfície do planeta afeta diretamente sua rotação, aumentando a duração de um dia em 0,06 microssegundos.

Porém, essa não é uma mudança muito preocupante.  A rotação da Terra já é desacelerada naturalmente por fatores como a posição da Lua, terremotos, movimento do Polo Norte induzido pelas mudanças climáticas e por aí vai. Para se ter ideia, a NASA estima que a duração de cada dia na Terra aumenta em um milissegundo a cada cinco anos. Logo, retardar a rotação em 0,06 microssegundos é praticamente irrelevante.

quinta-feira, 18 de maio de 2023

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/