CIDADES
INTERNACIONAL
sábado, 29 de abril de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Índia passará China e se tornará o país mais populoso do mundo.


magem de mercado em Mumbai, na Índia, em 17 de março de 2023 — Foto: Rajanish Kakade/AP


 A Índia deve ultrapassar a China e se tornar o país mais populoso do mundo até o final deste mês, de acordo com projeção da ONU (Organização das Nações Unidas). Eis a íntegra (150 KB, em inglês).

Segundo a organização, a Índia deve atingir a marca de 1.425.775.850 habitantes. A China, por sua vez, atingiu o pico populacional de 1,426 bilhão em 2022 e, depois, apresentou queda. No início do ano, o governo chinês divulgou dados da redução da população nacional no ano passado –a 1ª queda desde 1961. O país fechou o ano com 1,411 bilhão de pessoas. Eis a íntegra (446 KB, em inglês).

Em 1971, os 2 países tinham taxas de fertilidade similares, com quase 6 nascimentos por mulher. No fim da década, a China caiu para menos de 3 filhos. 

No ano passado, a China tinha um dos níveis mais baixos de fertilidade do mundo, de 1,2 nascimentos por mulher. Na Índia, o índice é de 2,0 nascimentos por mulher. 

“Durante a segunda metade do século 20, os 2 países fizeram esforços conjuntos para conter o rápido crescimento populacional por meio de políticas que visavam os níveis de fertilidade”, diz a ONU. 

Em relação ao envelhecimento, o relatório aponta que o crescimento da população acima de 65 anos será muito mais lento na Índia do que na China.

“Na Índia, projeta-se que o número de adultos em idade produtiva continue aumentando tanto em número quanto em proporção da população total até meados do século, oferecendo oportunidades para um crescimento econômico mais rápido nas próximas décadas. Enquanto isso, na China, as projeções indicam que a porcentagem da população entre 25 e 64 anos atingirá o pico nos próximos anos, fechando a janela de oportunidade criada pela mudança na distribuição etária”, afirma a ONU.

Poder 360

sábado, 29 de abril de 2023

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/