CIDADES
INTERNACIONAL
quinta-feira, 30 de março de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Rio Verde-MS: Cartão postal de Rio Verde, Garça Branca Grande ganha novas formas em revitalização realizada por Cleir

 


Mato Grosso do Sul é rico por sua fauna singular e sua cultura repleta de miscigenação e beleza. Um dos artistas que se destaca exatamente por exaltar as maravilhas naturais por meio da arte é Cleir, sul-mato-grossense apaixonado pelo cerrado, pelo Pantanal e pelos animais e que novamente presenteia a população com seu talento. 

Após 13 anos de sua criação a Garça Branca Grande, monumento de 19 metros de comprimento, localizada na praça onde está alocada a Superintendência de Turismo de Rio Verde de Mato Grosso - MS, passa por restauração e ampliação e leva ainda mais beleza ao município localizado a 195 km de Campo Grande.

 

Autor da escultura, o artista plástico Cleir é o responsável pela restauração e ampliação, que iniciou em agosto de 2022 e a previsão de finalização é no final de abril de 2023.


 

“É gratificante ver que a Prefeitura Municipal se preocupa com as obras e a arte da cidade. Tive muito cuidado para realizar a restauração de forma que mantivesse as características originais, inserindo algumas melhorias para que a restauração tenha mais durabilidade e assim, a população possa usufruir por mais tempo do espaço”, afirma Cleir.

 

Mais moderna, a obra passou por ampliação e recebeu novos elementos, sempre respeitando a fauna sul-mato-grossense como grande inspiração. Cleir inclusive, tem relação de afeto e lembranças da infância que passou na região.

 

“Em 2010, quando construí a escultura, a ideia das asas era que remetesse à aba de um livro e por isso tinham o formato quadrado. Com o passar do tempo e a necessidade de ampliar o projeto, decidimos inserir elementos mais realistas, como um vidro espelhado que reflete o céu, aumentando a imagem de amplitude, remetendo ao horizonte. Ampliamos as asas em 6,5 metros, o que sugere movimento e leveza. Essa mudança valoriza o turismo local, já que o espaço é cada dia mais utilizado para eventos e como ponto de lazer da população. Para realizar as mudanças, me inspirei em lembranças da minha infância, já que cresci em constante contato com Rio Verde, pois, meu pai e outros familiares tinham propriedades na região e tive a oportunidade de me apreciar as belezas das serras”, relata o artista.

 

Rio Verde é uma cidade, com importantes atrativos turísticos naturais, como cachoeiras, balneários e o turismo rural, investe nas belezas naturais, como explica o secretário Municipal de Obras do município, Ernani Augusto Nogueira da Fonseca.

 

“A Garça Branca Grande é um importante monumento turístico da nossa cidade, é uma marca de um município pantaneiro e de uma ave da nossa fauna, que encanta por sua beleza. A obra já estava deteriorada devido o tempo e a Prefeitura Municipal percebeu a necessidade de investir, já que integra o turismo da cidade, um dos setores onde há investimento e que é importante ser valorizado e por isso acionamos o Cleir, autor da obra para realizar este importante trabalho de revitalização”, detalha o secretário.

 

Beleza e funcionalidade -  Com um design mais moderno, as asas da ave ganharam mais leveza e a impressão de que podem alçar voo, tornando a escultura que atrai famílias para os passeios de fim de tarde e os turistas, ainda mais incrível, como detalha o superintendente de Turismo do município, Victor Malheiros.

 

“As famílias têm na Garça Branca Grande um ponto de encontro e lazer na cidade e queríamos que esse espaço que já abriga a Superintendência Municipal de Turismo e a Defesa Civil fosse ainda melhor aproveitado. Com a restauração da garça, temos certeza que a obra, que já é um cartão postal da cidade, vai se consolidar como um dos mais bonitos atrativos turísticos de Mato Grosso do Sul, como um verdadeiro cartão postal”, revela o superintendente.

 

A revitalização e ampliação ocorrem por meio da Prefeitura Municipal de Rio Verde, em parceria com o artista plástico Cleir, com execução da Canindé Produção Cultural.

 

Sobre a ave – A Garça Branca Grande, inspiração de Cleir para a obra é uma ave da ordem Pelecaniformes e mede aproximadamente 90 centímetros, podendo pesar até um quilo e meio. Entre suas principais características estão o pescoço e pernas longas. Em geral, habita áreas próximas a rios, lagos, praias e manguezais. Estas aves vivem em regiões tropicais e subtropicais e se alimentam basicamente de peixes, pequenos anfíbios, crustáceos e outras espécies de animais aquáticos de pequeno porte.

quinta-feira, 30 de março de 2023

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/